GESTÃO

Moradores da CEU reuniram-se com administração superior da UnB para demandar resolução de problemas

Estudantes moradores da CEU reuniram-se com membros da administração superior no auditório da Reitoria. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) foram à Reitoria na tarde desta quinta-feira (9), pleitear a normalização do fornecimento de água, energia elétrica e serviço de transporte. A CEU estava sem energia desde o temporal que danificou parte da rede elétrica do campus Darcy Ribeiro na noite da última terça-feira (7). O desabastecimento de água foi consequência da ausência de energia, já que o complexo é alimentado por bombas elétricas. Sobre as dificuldades com transportes, a queixa estava relacionada a problemas de manutenção.

“As duas vans que nos atendem no transporte dentro do campus estão no conserto. Além disso, cada vez que chove já esperamos queda de energia. Moro na CEU há quatro anos e sempre passamos por isso”, conta Laís Luiza, estudante de Serviço Social. Os representantes discentes conversaram com o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo César Marques, o decano de Assuntos Comunitários, André Reis, e o prefeito do campus, Valdeci Reis.

“Infelizmente, não pudemos religar a energia da CEU por conta própria, porque a tarefa não está sob nossa alçada. Mas entrei em contato com o diretor-geral da CEB e, neste momento, eles estão vindo resolver o problema, apesar da greve”, informou o prefeito por volta das 17h. Os moradores chegaram à Reitoria às 16h.

Eram quase 18h, quando os estudantes receberam a informação do restabelecimento da energia elétrica e da internet. Cerca de 30 minutos depois, a bomba elétrica que fornece água para as moradias já estava em funcionamento. Além dessas ações, a prefeitura deslocou uma van de 16 lugares, que fará o serviço de transporte dos estudantes entre 7h30 e 23h, em intervalos de 30 minutos, enquanto os outros carros estão em manutenção.

Chefe de gabinete Paulo César Marques, reitora Márcia Abrahão e decano do DAC André Reis dialogaram com estudantes. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

No início da noite, a reitora Márcia Abrahão recebeu os estudantes no auditório da Reitoria. Durante a tarde ela esteve na cerimônia de outorga do título de professora emérita a Maria Stela Grossi.

No encontro com os discentes, a gestora ouviu outras demandas. “Precisamos de uma coordenadoria que nos atenda e não vá embora para casa sabendo que nossos problemas continuam”, desabafou a estudante Marina Mourão. A reitora comprometeu-se a identificar possíveis falhas no atendimento.

A prefeitura, por sua vez, comprometeu-se a pensar soluções práticas de infraestrutura, como a compra de gerador para a CEU. O prazo estimado para resolução da demanda é de 14 dias. Também foi confirmada uma reunião com o prefeito e o decano de Assuntos Comunitários na próxima segunda-feira (13), na qual serão discutidas questões de melhoria para a Casa, em continuidade ao diálogo iniciado. Os representantes da administração também assinaram um termo de compromisso com os moradores.