DARCY RIBEIRO

UnB está atenta a ocorrências dentro de seu maior campus. Investimento em câmeras e pessoal está aliado à participação geral para reduzir crimes

Um dia comum, final de semestre. Os alunos estão em peso estudando na Biblioteca Central (BCE) da UnB, no campus Darcy Ribeiro. No estacionamento, homens param um carro atrás de outro e iniciam uma ação suspeita. Em cerca de 40 segundos, fogem levando os dois veículos. A cena foi capturada pelas câmeras de vigilância da Universidade.

O furto de itens de patrimônio e bens de usuários em geral lidera a lista de ocorrências registradas na instituição. Também aparecem nos registros tráfico de substâncias ilícitas e depredação do patrimônio público. “Nós estamos de olho no que está acontecendo na Universidade e lutamos contra isso. Desse furto ocorrido na BCE, por exemplo, tiramos como lição o que fazer para evitar outros crimes no futuro”, afirma o prefeito do Campus, Valdeci Reis.

Serviços de vigilância, como videomonitoramento em pontos estratégicos, operam 24 horas por dia na instituição. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Entre as ferramentas de que a UnB dispõe para combater os problemas no campus Darcy Ribeiro está o aplicativo UnB Alerta. O serviço busca dar agilidade e facilidade de comunicação a servidores, estudantes e demais participantes da vida universitária. Os resultados já têm aparecido. Na primeira quinzena de novembro, de seis tentativas de roubos a carros, a equipe de segurança conseguiu impedir cinco. O carro roubado foi recuperado.

No próximo semestre estão previstas a compra e instalação de 350 novas câmeras de segurança e a criação de corredores de iluminação, com cem novos postes de luz e a substituição imediata das lâmpadas queimadas. A aquisição de drones para monitoramento do campus está em avaliação. No momento, a UnB conta com 206 vigilantes de empresas privadas, 108 vigilantes do quadro efetivo e 406 porteiros. Para o início de 2018, a ideia é repensar os locais de trabalho e reorganizar os trabalhadores da segurança.

ALERTA MÁXIMO O aplicativo UnB Alerta – conectado diretamente com a Diretoria de Segurança (Diseg) da Prefeitura do Campus (PRC) – está disponível para a plataforma Android e pode ser acessado por navegadores. Para isso, basta visitar a página ou instalar o programa e se cadastrar. Qualquer integrante da comunidade acadêmica pode criar o acesso. As denúncias são feitas no próprio ambiente virtual, sempre de maneira referencial.

O usuário pode identificar o local onde ocorreu o delito no mapa da Universidade, sem necessidade de saber o endereço detalhado. Além disso, é possível anexar imagens e vídeos na plataforma. Um dos principais objetivos do UnB Alerta é oferecer integração à comunidade. Cada pessoa pode cadastrar até três placas de veículos. O usuário cadastrado que esquecer o carro com janelas abertas, por exemplo, será avisado pela equipe por meio de mensagem.

Valdeci Reis, prefeito do Campus, ressalta importância da adesão da comunidade aos serviços de segurança feitos em colaboração. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“A participação da comunidade neste nível de entrosamento com nossos profissionais de segurança é fundamental para fazer uma Universidade mais integrada e segura", observa o prefeito Valdeci Reis. "Para nós, cada membro da comunidade deve ser visto como parceiro para a promoção da segurança", acrescenta.

Estima-se que, a cada semana de semestre letivo, mais de uma centena de denúncias sejam encaminhadas pelo aplicativo. O UnBAlerta opera 24 horas por dia. As denúncias chegam a funcionários da segurança e, a partir daí, são encaminhadas a uma equipe externa para averiguação.

“Quanto mais pessoas aderem ao serviço, melhor nossa segurança interna funciona”, reforça o servidor da Diseg Maurício Sabino, responsável pela gestão das denúncias. “O registro das ocorrências é necessário porque impacta na elaboração de estatísticas, por meio das quais novas formas de ação podem ser desenvolvidas”, garante.

“O que nós mais precisamos é de uma nova proposta de segurança pública, porque não pode caber apenas à UnB zelar pelo que acontece em um espaço que é público, de todos. Para isso, temos nos reunido frequentemente com a Secretaria de Segurança Pública do DF, para traçar novos planos”, complementa o prefeito.

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.