PARCERIA

Reitora, decana do DPI e diretora do CDT estiveram com gestor do Banco para falar sobre possibilidades de atuação conjunta

Reitora Márcia Abrahão, decana do DPI e diretora do CDT discutem com gestor do BRB possibilidades de parceria em inovação. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

A reitora Márcia Abrahão esteve reunida, na última terça-feira (12), com o diretor de Tecnologia do Banco de Brasília (BRB), Fabiano Pereira Cortês, para discutir a possibilidade de parcerias na área de inovação e empreendedorismo. A decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, e a diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDT), Marileusa Chiarello, também participaram da conversa.

“Sabemos do apoio de vocês ao BioTIC (Parque Tecnológico de Brasília) e gostaríamos de saber se há interesse em fazer movimento semelhante junto à UnB. Temos um potencial enorme de avançar na área de pesquisa aplicada e seria excelente contar com a parceria do BRB”, disse a reitora.

Ela mencionou os recentes movimentos da Universidade para o fortalecimento da pesquisa e inovação: em 2017, a instituição criou o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), do qual faz parte o CDT. Também houve mudança na estrutura do Parque Científico e Tecnológico (PCTec/UnB), que passou a estar vinculado ao Gabinete da Reitora.

“Temos uma incubadora de base social e outra de base tecnológica. Queremos expandir a nossa atuação e estamos muito interessados em dar mais atenção às startups”, afirmou a diretora do CDT. Na próxima semana, o Centro vai realizar a Feira de Negócios e Inovação, com diversas atividades de integração com o setor produtivo.

Fabiano Pereira, que trabalhou com pesquisadores da UnB em 2011, quando atuava no então Ministério do Planejamento, ressaltou a excelência do trabalho desenvolvido pela Instituição. Ele sinalizou interesse em estruturar algum tipo de apoio. “Estamos, neste momento, fazendo a revisão do orçamento de 2020 e podemos estudar uma forma de parceria com a UnB”, afirmou.

PASSE LIVRE – Durante a conversa, os dois gestores também falaram sobre o passe livre estudantil. A operacionalização do sistema foi passada para o BRB em julho. O Banco tem a missão de deixar a ferramenta mais ágil e livre de inconsistências. “Espero que vocês consigam garantir a ida do estudante da UnB aos campi também nas férias, pois muitos fazem estágios, pesquisas e atividades acadêmicas diversas no período”, disse a reitora. Ela também já falou sobre o assunto com o governador Ibaneis Rocha.