INFRAESTRUTURA

Projeto assinado pelo Ceplan traz plataforma de acesso para cadeirantes, piso tátil e climatização. Novo mobiliário das salas foi doado pelo Conasems

Foto: Luiz Filipe Barcelos/Conasems

A comunidade do campus Darcy Ribeiro pode contar com novos espaços de convivência. Os auditórios 1, 2 e 3 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) foram reinaugurados na noite desta quarta-feira (10), após reforma que durou mais de um ano.

A cerimônia de entrega foi realizada no auditório de maior porte, o de número 3, com capacidade para acolher até 190 convidados sentados. Os outros dois espaços possuem 130 lugares.

A reforma dos 591,4 m² custou R$ 640 mil. Piso, forro, instalação elétrica e pintura das salas agora são novos. Os espaços também ganharam climatização e pavimento tátil, para auxiliar a locomoção de pessoas com deficiência visual. Por apresentar degraus entre a porta de acesso e o quadro negro, o auditório 3 foi equipado com uma plataforma elétrica, para acesso de cadeirantes.

O reitor Ivan Camargo falou sobre as ferramentas de acessibilidade implantadas pelo Centro de Planejamento (Ceplan) “A Universidade de Brasília é uma referência nacional em educação e deve ser uma referência em acessibilidade. Todas as reformas e construções que fazemos devem ter essa marca”.

Os espaços reformados devem abrigar oficinas de trabalho, cursos de extensão e eventos. “Os auditórios vão servir à comunidade de Ciências da Saúde, Medicina, institutos de Ciências Biológicas, Química e demais unidades da universidade, desde que agendado antecipadamente”, explica a diretora da FS, Maria Fátima de Sousa.

Foto: Luiz Filipe Barcelos/Conasems

PARCERIA – Os auditórios da FS ganharam um leiaute mais moderno, com cadeiras acolchoadas vermelhas e grandes mesas para os professores. O mobiliário novo foi doado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O termo de doação dos móveis foi assinado, durante a cerimônia de inauguração, pelo decano de Administração da UnB, Luíz Afonso Bermúdez, e pelo o presidente do Conasems, Antônio Carlos Figueiredo Nardi.

“Nós, como secretários municipais de saúde, temos de nos preocupar cada vez mais na multiplicação do saber, da informação e nas condições em que a informação chega àqueles que estão nos bancos das universidades do Brasil”, disse Nardi. O presidente do Conasems é mestre pela UnB e aluno de doutorado do programa de pós-graduação da FS.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.