COMUNICAÇÃO

Fontes e jornalistas são premiados em celebração ao relacionamento entre a universidade e a mídia

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

 

O reconhecimento vem acompanhado de troféu, mas o valor da contribuição é difícil estimar. Na noite desta terça-feira (11), especialistas e jornalistas receberam o Prêmio Parceiros da Imprensa 2014, homenagem da Secretaria de Comunicação (Secom) aos que contribuem para a divulgação do conhecimento produzido na Universidade de Brasília. O evento reuniu cerca de 200 pessoas em salão do Centro de Excelência em Turismo.

 

Na abertura da premiação, o secretário da Secom, Luiz Fernando Molina, ressaltou a importância da UnB como celeiro de fontes para os veículos de comunicação. “Nosso setor de assessoria de imprensa recebe anualmente 6 mil pedidos de entrevistas”, informou. Ele também falou sobre a satisfação em lidar diariamente com as diversas formas de conhecimento. “Trabalhamos no melhor lugar do mundo”, definiu.

 

A declaração do secretário foi reforçada pelo breve discurso do reitor Ivan Camargo. O dirigente agradeceu a presença de professores e dos profissionais da imprensa e falou da satisfação de também ser premiado. “Sempre fui muito procurado para falar sobre energia, agora passei esse posto para o [Rafael] Shayani”, disse com tom bem-humorado em referência ao professor do Departamento de Engenharia Elétrica presente na homenagem.

 

A vice-reitora Sônia Báo destacou a importância do trabalho dos repórteres para tornar o conhecimento acadêmico acessível. “Fazer uma matéria é muito diferente de produzir um artigo científico”, disse. As apresentações dos gestores foram sucedidas por vídeo de oito minutos com depoimentos de jornalistas e professores. Produzido em parceria entre a Secom e a UnBTV, o material fez deferência à memoria de importantes mestres da UnB que morreram nos últimos dois anos.

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

 

PREMIADOS – Homenageado desde a primeira edição do prêmio, em 2007, o professor emérito José Carlos Coutinho considera o relacionamento com a mídia um dever da comunidade acadêmica. “Quando atendemos um jornalista, não fazemos nada além da nossa obrigação. É indispensável que o conhecimento produzido na universidade seja repassado e tenha o maior alcance possível”, disse pouco após receber o troféu, agora com a imagem do ICC estilizada.

 

A opinião é compartilhada pelo também muitas vezes condecorado professor Paulo César Marques, do Departamento de Engenharia Civil. “Temos um compromisso maior com a sociedade, que vai além dos limites do campus. O que desenvolvemos não pode ficar restrito a veículos científicos, a boa relação com a mídia é fundamental”, opinou.

 

Acionado com frequência por veículos de comunicação, o prefeito dos Campi, Marco Aurélio Oliveira, tem aprendido a gostar da proximidade com os jornalistas. “De modo geral, nossa relação é muito boa. É muito importante termos espaço na mídia para a divulgação dos nossos procedimentos”, diz. O diretor de Segurança da Prefeitura, Josué Guedes, concorda. “As matérias da imprensa são muito importantes para alertar a comunidade e nos ajudar no anúncio de medidas preventivas”.

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

 

IMPRENSA – Jornalistas presentes deram depoimentos sobre o trabalho de assessoria da UnB. “Os profissionais da universidade são capacitados e compreendem a necessidade da imprensa”, elogiou Taís Braga, jornalista do Correio Braziliense. “Temos confiança nas fontes e acesso a elas com agilidade”, completa.

 

“Temos a assessoria da UnB como um exemplo. Conseguimos informação sem burocracia”, diz Gabriel Pontes, produtor de telejornais nacionais da Rede Record. Também estiveram na premiação jornalistas de veículos de rádio e internet.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.