SERVIÇO REMOTO

Desde 2018, UnB oferece diplomas, históricos e outras comprovações on-line. Com atividades presenciais suspensas, serviço mostra-se ainda mais útil

Soluções digitais para estudantes da UnB estão a poucos cliques. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Em tempos como o atual, em que é importante que pessoas não saiam de suas casas, iniciativas de simplificação e desburocratização de processos tomadas pela Universidade de Brasília nos últimos anos mostram seus resultados. Além do diploma digital, outros documentos que atendem a estudantes da UnB estão disponíveis on-line desde 2018, sem que se precise ir a balcões de atendimento.

Embora haja diferentes caminhos para acessar essas facilidades, desde o início de 2020, o fluxo de pedidos tem se concentrado na Central de Acolhimento ao Estudante (CAEs). Ligada à Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), a instância foi criada para dar encaminhamento a solicitações diversas de alunos, sem rodeios.

De acordo com o setor, desde 13 de março, quando iniciou-se a suspensão de atividades acadêmicas presenciais da Universidade, foram feitos 965 atendimentos.

>> Central de Acolhimento ao Estudante concentra demandas em um só lugar

"Os documentos digitais são imprescindíveis para a continuidade, eficiência e eficácia no serviço público, pois além de facilitar a visibilidade e rapidez, também trazem economicidade e praticidade no envio e recebimento de documentos", define a coordenação da CAEs, por meio de nota. Para entrar em contato com a CAEs, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Um dos estudantes atendidos com presteza pelo setor foi Érisson Marques, de 22 anos, que acaba de obter a graduação em Relações Internacionais. Com a colação de grau adiada, prevista para 21 de março, o formando buscou orientação do coordenador do curso, professor Antônio Jorge Ramalho, e decidiu solicitar a outorga simplificada. Ele precisava do diploma para ingressar em uma universidade estrangeira com bolsa de estudos.

“O atendimento foi bem rápido e me deixou com uma ótima sensação de estar bem amparado”, afirma o estudante. Com o apoio da coordenação e da secretaria do Instituto de Relações Internacionais (Irel), Érisson contatou a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) e conseguiu seu diploma no dia útil seguinte à solicitação.

Esperançoso de dias melhores, Érisson ficou satisfeito com o atendimento da SAA. Foto: Arquivo pessoal

“Ter conseguido o diploma digital foi um alívio muito grande. Todos nós, estudantes de Relações Internacionais, tínhamos muita expectativa com nossa colação de grau, mas diante desse cenário incerto, encaro como uma conquista”, compartilha.

Seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde para o distanciamento social, Érisson está em casa com a família e tem esperanças de que logo os índices de contaminação reduzam no mundo. Assim, ele espera poder viver o sonho de continuar seus estudos fora do país.

PROGRESSO – Pioneira entre as instituições federais na emissão do diploma digital, a UnB implantou o modelo no primeiro semestre de 2018. No mesmo ano, passou a disponibilizar declaração de aluno regular, comprovante de matrícula e grade horária dos estudantes digitalmente. Hoje, outros dez documentos essenciais durante a vida acadêmica estão disponíveis, sem sobrecarga a secretarias de graduação e de pós-graduação. Entre estes documentos estão o histórico escolar, ementas de disciplinas cursadas e pendências para a conclusão de curso. Alguns documentos podem ser baixados em inglês, dispensando tradução posterior.