GESTÃO

Conversas virtuais ajudam a aproximar técnicos da administração e são oportunidade para tirar dúvidas e apresentar demandas e sugestões

Impactos das restrições orçamentárias e oferta de cursos de capacitação foram temas levantados pelos servidores durante o encontro. Imagem: Reprodução

Servidores do Gabinete da Reitora (GRE), da Vice-Reitoria (VRT), da Subsecretaria de Órgãos Colegiados (SOC) e do Cerimonial participaram, nesta terça-feira (4), de roda de conversa virtual com a reitora Márcia Abrahão. Na oportunidade, foram discutidos os eixos estratégicos da atual administração e acolhidas demandas e dúvidas dos técnicos administrativos.

"O trabalho que fizemos no primeiro mandato foi elogiado e isso certamente tem a ver com a atuação focada e de qualidade de todos vocês", destacou a reitora, no começo da reunião. Ela apresentou os quatro eixos que guiaram e seguem guiando a gestão da instituição: excelência acadêmica, gestão de qualidade, Universidade mais humana e democracia e autonomia.

"A gestão de qualidade é um meio para termos, cada vez mais, excelência acadêmica. Por isso, precisamos estar atentos ao aprimoramento contínuo de nossos processos, à gestão de dados e à simplificação", enumerou Márcia.

O servidor Gilvam Joaquim Cosmo perguntou qual será o impacto interno dos cortes orçamentários impostos pelo governo federal. A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi, explicou que o tema será discutido pela Câmara de Planejamento e Administração (Cplad) nesta semana, mas que a proposta é manter o orçamento sem reduções para as áreas-fim. "O cenário é muito desafiador, mas nossa Universidade é forte. Precisamos nos manter unidos", disse.

CAPACITAÇÃO – A servidora Adriana Ueda pediu que a Coordenadoria de Capacitação, vinculada ao Decanato de Gestão de Pessoas (DGP), fizesse nova oferta de cursos voltados aos servidores que planejam ingressar no mestrado. "O curso de metodologia científica oferecido pela Procap foi muito importante para mim. Quem teve a oportunidade de fazer conseguiu se engajar mais no meio acadêmico", observou.

A decana do DGP, Maria do Socorro Gomes, explicou que a intenção é, inclusive, ampliar as capacitações com esse foco. Ela também afirmou que o Decanato estuda formas de viabilizar o doutorado profissional, voltado para técnicos. Outro assunto trazido por ela foi a implementação do trabalho remoto pós-pandemia. "Tivemos ontem autorização do Ministério da Educação para colocar em prática nosso plano de gestão. Nos próximos dias, vamos ter um desenho mais claro de como tratar do assunto", disse.