GESTÃO

Realizações do decanato no período de atividades remotas foram principal assunto da conversa

Diálogo com servidores do DEG aconteceu por meio da plataforma Teams. Foto: Reprodução

 

Os desafios enfrentados e superados durante a pandemia de covid-19 para o ensino de graduação de forma remota foram parte importante da conversa dos servidores do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) com a reitora Márcia Abrahão Moura, no Diálogo com a Reitora realizado na tarde desta terça-feira (13).

 

A reitora fez breve explicação sobre a situação atual da Universidade e os eixos que norteiam a gestão. Aproveitou a oportunidade para parabenizar os servidores do decanato pelo sucesso nos processos realizados de forma remota desde o início da pandemia. “Nós temos aproximadamente 39 mil estudantes de graduação e vocês fizeram tudo de forma exemplar nesse ano que passou. E já estão fazendo neste em que ainda vamos continuar de forma remota”, afirmou. 

 

Para o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, as realizações do decanato neste período inédito na trajetória da UnB foram possíveis graças ao comprometimento de toda a equipe. “Tenho recebido de todos uma resposta muito boa no sentido de que temos condições de arrumar a casa, de nos ajustar a esse momento. Todas as pessoas do DEG são indispensáveis nesse processo. É uma engenharia muito complexa e ela funciona bem por conta dessas pessoas”, elogiou.

 

Um dos ajustes a serem feitos está no estágio supervisionado em escolas do Distrito Federal. “Como alguns estudantes da residência pedagógica estão sendo vacinados, eles começam a ficar inquietos para querer voltar para a escola. Fazer estágio dentro da escola de forma remota está sendo desafiador", disse a coordenadora de Integração das Licenciaturas, Ana Júlia Pedreira. "Estamos tentando suavizar isso, sanando dúvidas e conscientizando os estudantes sobre a necessidade de permanecerem de forma remota enquanto a UnB também estiver neste formato.”

 

Outra questão lembrada pela coordenadora foi o remanejamento de bolsas, feito dentro do DEG para atender ao maior número possível de estudantes. “Sabemos que, para muitos estudantes, essa é a diferença entre continuar estudando ou sair da universidade. A gente sempre está lutando para ampliar essas ações e os estudantes percebem isso. Outro dia, eles comentaram que nunca tiveram tantas ofertas de bolsas ao mesmo tempo”, lembrou Ana Júlia. 

 

Temas mais amplos, como a situação política do país, também foram discutidos. O servidor Werner de Oliveira falou sobre a necessidade de a UnB defender o que chamou de “cultura própria da Universidade”, referindo-se aos valores disseminados por Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. “Não podemos esquecer que o conceito de universidade pública e o conceito de UnB estão sendo atacados. Temos que trazer os nossos estudantes para reconhecer que estão na Universidade de Brasília, que, com muito esforço, está de pé”, ressaltou.

 

Leia também:

>> Atração cultural recepciona estudantes

>> Limitação orçamentária imposta à UnB começa a impactar a assistência estudantil

>> Palestra virtual de Pilar del Río marca início do semestre letivo na UnB

>> Metodologia de ensino desenvolvida por professor da UnB recebe prêmio nacional

>> Reitora dialoga com Decanato de Assuntos Comunitários

>> Morre o ex-reitor João Cláudio Todorov

>> UnB celebra orgulho LGBTQIA+

>> Cepe mantém atividades acadêmicas em modo remoto

>> Pesquisadores da UnB analisam atual situação da pandemia no Brasil

>> Conselho Comunitário pede manutenção de vagas e cursos noturnos

>> Audiência pública na Câmara discute PEC 32

>> Pioneiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Física completa 15 anos

>> Universidade tem seis áreas do conhecimento entre melhores do mundo

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.