FUNDADORES

Evento promovido pela UnB e pela Fundação Darcy Ribeiro segue até esta quinta-feira (12) com transmissão on-line

O II Seminário Internacional Darcy Ribeiro: pensamento contemporâneo em tempos de cólera começou nesta quarta-feira (11), com transmissão pelo canal do Decanato de Extensão (DEX) no YouTube. Fruto de parceria entre a Universidade de Brasília e a Fundação Darcy Ribeiro, o seminário pretende fomentar a reflexão sobre o pensamento e as propostas de intelectuais brasileiros que trouxeram novas perspectivas para a interpretação da formação e realidade do país.

Seminário pretende relacionar pensamento de autores brasileiros a temas atuais da realidade brasileira. Na imagem, a professora Flávia Narita e a reitora Márcia Abrahão. Foto: Reprodução

O encontro apresenta o pensamento de Darcy Ribeiro, Florestan Fernandes, Anísio Teixeira e Paulo Freire na relação com temas atuais da realidade brasileira, como a pandemia, a crise das democracias, o populismo e o autoritarismo. Na abertura do evento, a reitora Márcia Abrahão relembrou o espírito que envolvia os fundadores da UnB.

“A lei de criação da UnB é uma aula de como se pensa a Universidade como protagonista da sociedade e de como pensavam Darcy e Anísio Teixeira. É possível ver como eles procuraram, com a lei, proteger a Universidade dos governos, para que ela tivesse liberdade para pensar e para cuidar do povo brasileiro”, disse.

A preocupação com o contexto político também foi lembrada pela decana de Extensão, Olgamir Amancia. “A gente vê que o que os nossos grandes teóricos pensaram para a educação no Brasil são elementos para nos sustentar nas discussões atuais, porque estamos num contexto conturbado e mergulhados nessa crise política profunda que o país atravessa”, explicou.

O presidente da Fundação Darcy Ribeiro, José Ronaldo Cunha, falou sobre os avanços que a parceria com a UnB tem promovido nas discussões sobre a realidade brasileira, fruto do termo de cooperação entre as duas instituições. “Temos feito, mensalmente, encontros sobre o tema O Brasil como problema, e discutido temas relevantes sobre o Brasil. Juntamente a esse evento mensal, temos a Cinemateca Beijódromo”, detalhou.

>> Confira a programação