UnB Notícias
Dia Nacional de Combate à Cefaleia
Você sabia que é possível controlar a dor de cabeça e ter mais qualidade de vida? Para receber todas as orientações, participe do evento do Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) que comemora o Dia Nacional de Combate à Cefaleia. O encontro será dia 20 de maio, de 8h30 às 12h, no Auditório 1. Podem participar estudantes, profissionais e pacientes do HUB. Não é preciso se inscrever e a entrada é gratuita!
A programação inclui palestras que abordarão o aspecto multiprofissional do problema, abrangendo as áreas de medicina, nutrição, fisioterapia e terapia ocupacional. Já as atividades práticas levarão vivências em meditação, dança circular, educação física e yoga. “Há várias formas de prevenir a dor, tanto com tratamento medicamentoso quanto com medidas que podem ser aplicadas no dia a dia”, explica o neurologista responsável pela Unidade do Sistema Neuromuscular do HUB, área promotora da iniciativa, Luciano Talma Ferreira.
A cefaleia, termo usado para a dor de cabeça, é uma das condições mais incapacitantes do mundo, prejudicando o desempenho das atividades rotineiras e ocasionando perda de horas de trabalho e de lazer. De acordo com o médico, a dor de cabeça tem várias causas e pode ser sintoma de uma doença mais grave, como tumor cerebral ou derrame, mas o mais comum é que ela seja a própria doença, a exemplo da enxaqueca, que atinge 15% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
O importante, segundo Luciano, é procurar ajuda médica e não se automedicar, o que pode agravar o problema. Mas como saber quando procurar tratamento? “Se a pessoa apresentar três episódios de dor de cabeça por mês, nos últimos três meses”, responde o médico.