Triangular: arte deste século


Casa Niemeyer. SMPW 26 Conjunto 03 Casa 07 – Park Way, Brasília – DF 19:00 - 19:00:00 06/12/2019 - 31/08/2020

Em dezembro, a Casa de Cultura da América Latina da Universidade de Brasília apresenta suas novas aquisições na exposição "Triangular: arte deste século", na Casa Niemeyer. A mostra terá entrada gratuita e ficará aberta até agosto de 2020.

 

O nome da exposição é inspirado na 'Abordagem Triangular' da professora doutora Ana Mae Barbosa. O método tem por objetivo ressaltar a importância do museu universitário dentro da sociedade contemporânea. A aquisição de acervos, a aberturas de exposições e a existência de um espaço museal aprimoram a formação de profissionais e pesquisadores.

 

A Casa Niemeyer, localizada no Park Way, projetada pelo próprio Oscar Niemeyer para lhe servir de morada durante a construção de Brasília, hoje pertence ao patrimônio da UnB e é associada à Casa da Cultura da América Latina – CAL. Com a exposição e aquisição das obras que farão parte da mostra, o espaço será o principal braço de arte contemporânea da Universidade de Brasília, possibilitando que toda a comunidade tenha acesso às obras e fomentando à pesquisa acadêmica no campo da produção artística.

 

No dia 6 de dezembro, durante a vernissage, o artista visual Denilson de Oliveira Monteiro, mais conhecido como Denilson Baniwa, performará uma de suas obras que fará parte do acervo na CAL. O artista, do povo indígena Baniwa do estado do Amazonas, busca novas possibilidades para a arte, refletindo sobre a questão do ser indígena na contemporaneidade. Baniwa percorre diferentes caminhos na arte, produzindo desde pinturas a performances e videoarte.

  

A exposição contará com uma diversidade de suportes como vídeos, intervenções, performances, objetos escultóricos e pinturas. Todas as obras apresentadas integrarão a coleção Triangular: arte deste século, como parte do acervo da CAL/UnB.

 

Serviço
Triangular: arte deste século - Aquisições recentes para o acervo da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília

Vernissage: 06 de dezembro de 2019
Abertura ao público: 07 de dezembro de 2019
Local: Casa Niemeyer. SMPW 26 Conjunto 03 Casa 07 – Park Way, Brasília – DF

Mais informações
Email: mostra.acervo.casaniemeyer@gmail.com
Telefone: (61) 98483-2284 / Samara Correia
Redes sociais: Instagram / Facebook
 
Triangular: arte deste século