Vigas-mestras: outras narrativas concretas


on-line 08:00 - 00:00:00 06/08/2021 - 31/12/2021

Com abertura no dia seis de agosto, o Instituto de Arte Contemporânea - IAC e o grupo de pesquisa Academia de Curadoria apresentam a exposição online “vigas-mestras: outras narrativas concretas” composta por documentos dos fundos de artistas concretistas depositados no Instituto: Hermelindo Fiaminghi, Lothar Charoux, Luiz Sacilotto, Sérvulo Esmeraldo e Willys de Castro. A pesquisa, expografia digital, ativação e o material educativo da exposição foram elaborados pela equipe do Academia, formada por pesquisadores dedicados a realizar projetos curatoriais para instituições. A exposição pode ser visitada pelo site www.academiadecuradoria.com.br

 

Com um olhar voltado para a recepção crítica desses artistas, os integrantes da Academia de Curadoria mergulharam nos arquivos sem um recorte investigativo-curatorial a priori. A partir dessa primeira pesquisa, o material foi sendo organizado segundo perspectivas alternativas em relação à historiografia da arte concreta no país, sendo organizado nas cinco mostras que compõem a exposição: “Hermelindo Fiaminghi: O Vento Continua”, “O Rigor da Sensibilidade de Lothar Charoux”, “Sacilotto Expressionista”, “Sérvulo Esmeraldo: um concreto entre eixos” e “Willys e Barsotti: indícios de uma parceria”.

 

“Durante a pesquisa, notamos como entre as várias histórias contadas por esses fundos havia cruzamentos inéditos e mesmo assuntos caros aos debates contemporâneos do cenário artístico, muitos dos quais ainda pouco ou nada abordados a partir das artes concretas” afirma Ana Avelar, professora do curso de Teoria Crítica e História da Arte da UnB e coordenadora do grupo. A Academia de Curadoria é um Grupo de Pesquisa (CNPq/UnB) que desenvolve projetos pedagógico-curatoriais para instituições, oferecendo assim suporte em curadoria, comunicação e educação em arte por meio de parcerias.

 

Atualmente, seus integrantes são acadêmicos em diversos níveis (graduação e pós-graduação), e pesquisadores independentes, localizados em Brasília, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Porto, Portugal, que se dedicam a refletir e produzir conhecimento sobre curadoria de exposições, ao mesmo tempo em que realizam discussões sobre temas que dizem respeito à curadoria hoje, por meio dos Seminários Permanentes.

 

O Instituto de Arte Contemporânea é a primeira instituição a ter uma exposição curada pelo grupo, que iniciou suas atividades nos espaços de arte da Universidade de Brasília. O convite partiu do IAC com o objetivo de ampliar a visibilidade das suas coleções e fundos dedicados à arte e aos artistas geométricos e concretos do Brasil. Grande parte do seu acervo está digitalizado e acessível de forma gratuita, podendo ser utilizado por pesquisadores de diversas áreas para realização de pesquisas em fontes primárias.

 

“A exposição nasce do envolvimento dos pesquisadores da Academia de Curadoria com os fundos do IAC, sendo um exemplo prático de como o acervo do Instituto tem grande potencial a ser explorado”, afirma Marilucia Bottallo, diretora técnica da instituição.

 

A mostra digital estará disponível na página eletrônica da Academia de Curadoria e, de agosto a dezembro de 2021, estão previstas ações de ativação como forma de mediação da exposição. Além de intervenções nas redes sociais, serão lançados e-books com o material produzido pela pesquisa, um webinário com diversos convidados e podcasts.