UnB Notícias
Lançamento: Atlas dos Insetos
Publicação sobre importância e desaparecimento dos insetos é lançada na terça-feira
Atlas dos Insetos reúne as informações científicas mais recentes sobre o tema
A Fundação Heinrich Boll convida para o lançamento do Atlas dos Insetos, dia 7 (terça-feira), às 19h, ao vivo no Youtube. O material usa dados científicos e formato visual para explicar a contribuição dos insetos para a sociedade e o bem-estar humano, contextualizar as causas para o seu desaparecimento e sugerir alternativas para reverter a situação, a partir de práticas ecológicas na agricultura e políticas públicas de proteção. O professor adjunto do Departamento de Ecologia, Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Brasília (UnB), Pedro Henrique Togni, participa do Conselho Editorial da publicação. O Atlas dos Insetos estará disponível de forma gratuita no site da Fundação Heinrich Boll no dia da live.
Participam do evento de lançamento: a doutora em biologia populacional pela Universidade de Amsterdam, pesquisadora da EPAMIG e membro do conselho editorial do Atlas, Madelaine Vezon; o doutor em engenharia de produção pela UFSC e membro da coordenação do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Leonardo Melgarejo; e o Coordenador de Programas e Projetos da Fundação Heinrich Böll na área de Justiça Socioambiental, Marcelo Montenegro. A mediação será da jornalista, mestre em comunicação e editora do Jornal da USP, Luiza Caires.
Link de transmissão: https://bit.ly/liveatlasdosinsetos
Acompanhe essa e outras publicações no site da Fundação Heinrich Boll: https://br.boell.org/pt-br/nossos-dossies
Sobre a Fundação Heinrich Böll
A Fundação Heinrich Böll é um think tank alemão que possui uma rede internacional com 32 escritórios pelo mundo e atuação em 60 países. No Brasil, atua ao lado de organizações feministas, coletivos de favelas, instituições de direitos humanos, justiça ambiental e movimentos agroecológicos. Além do Atlas dos Insetos, a Fundação também lançou o Atlas do Plástico e o Atlas do Agronegócio.
Sobre o Conselho Editorial do Atlas dos Insetos
A publicação contou com um conselho editorial formado por acadêmicos e pesquisadores de diversas regiões do Brasil. Participaram: Carlos Eduardo Oliveira de Souza Leite, agrônomo pela UFRRJ e coordenador-geral do SASOP; Dany Silvio Souza Leite Amaral, doutor em entomologia pela UFV e engenheiro da Prefeitura Municipal de BH; Madelaine Venzon, doutora em biologia populacional pela Universidade de Amsterdam e pesquisadora da EPAMIG; Maíra Queiroz Rezende, doutora em entomologia pela UFV e professora do IFNMG; Michela Costa Batista, doutora em entomologia pela UFV e orientadora no Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Ambiente da UEMA; Pedro Henrique Brum Togni, doutor em entomologia pela UFV e professor adjunto da Universidade de Brasília; Ricardo Costa Rodrigues de Camargo, doutor em zootecnia pela UNESP e pesquisador da Embrapa; Tarita Cira Deboni, doutora em agronomia pela UPF e professora de agronomia na UFFS.