Semana da Visibilidade Trans da UnB


On-line 08:00 - 00:00:00 25/01/2022 - 28/01/2022

No dia 29 de janeiro, celebramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans, marco da luta pela cidadania, respeito e valorização de travestis e transexuais. A data foi criada em 2004 e tem como objetivo chamar a atenção para a existência e protagonismo das pessoas trans, bem como a necessidade de enfrentamento a todas as expressões da transfobia presentes na sociedade brasileira, pois, infelizmente, o Brasil é onde mais se mata pessoas trans no mundo.

A Diretoria da Diversidade, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários, tem como um de seus objetivos, realizar atividades nas datas comemorativas dos movimentos sociais, com vistas a promoção da diversidade na instituição e na sociedade como um todo. Assim, a Coordenação LGBT e a Coordenação de Mulheres da DIV, por meio de reuniões ampliadas com a comunidade universitária, e com apoio do DCE e do DEX construíram propostas centradas, especialmente, no protagonismo acadêmico das pessoas trans, com a valorização de suas produções.

 

Programação da Semana da Visibilidade Trans da UnB

25/01 - Lançamento de informativo sobre a rede de atenção às pessoas trans do DF (DASU/DAC) - Disponibilização de material on-line.


27/01 - 18h30 - Debate sobre cotas para pessoas trans na Universidade
Convidados(as):

  • Jaqueline Gomes de Jesus (IFRJ)
  • Kaio Lemos (IBRAT)
  • Izzie Madalena (UFSC)
  • Klaus Antônio (UnB)
  • Mediação: Maria Eduarda Krasny (DCE/UnB)

Atividade realizada viaTeams e transmitida pelo canal do YouTube do DEX.

 

28/01 - 8h - Hasteamento da bandeira trans no mastro da reitoria do Campus Darcy Ribeiro.


28/01 - 14h - Encontro de Pesquisadoras e Pesquisadores Trans da UnB (I ENPTRANS)

O Encontro de Pesquisadoras e Pesquisadores Trans da UnB pretende colaborar com a promoção da visibilidade das pessoas trans como produtoras de conhecimento científico, bem como promover um espaço de troca de saberes e divulgação de pesquisas sobre questões envolvendo gênero, sexualidade, mundo do trabalho e direitos humanos. O encontro compõe as atividades da Semana da VisibilidadeTrans da UnB. Inscreva sua pesquisa!

As pessoas interessadas deverão realizar suas inscrições pelo SIGAA e preencher o formulário sobre a pesquisa clicando aqui.

14h30 - 18h - Apresentação de pesquisas e debate.

As inscrições do Debate e do Encontro devem ser realizadas pelo SIGAA e serão certificadas.

Atividade transmitida pela UnBTV.


28/01 - Lançamento da Chamada Pública 002/2022/DIV para fomento de atividades idealizadas por estudantes trans da UnB na página da Diretoria da Diversidade.


 

Semana da Visibilidade Trans da UnB