Honoris Causa a Antonio Ibañez Ruiz


Auditório da Reitoria 16:30 - 17:30:00 08/02/2023 - 08/02/2023

Em 8 de fevereiro, às 16h30, no Auditório da Reitoria, o ex-reitor da Universidade de Brasília Antonio Ibañez Ruiz recebe o título de Doutor Honoris Causa pela UnB. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube.



A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário em setembro de 2022.

O título de Doutor Honoris Causa é atribuído à personalidade que tenha se distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. A recomendação da homenagem a Ibañez Ruiz foi feita pela Faculdade de Tecnologia, da qual ele aposentou-se em 2013, como docente da Engenharia.

A proposta de outorga do título de Doutor Honoris Causa ao professor foi apoiada por 112 professores e professoras da ativa e aposentados da UnB, mostrando reconhecimento de seus pares, além de nove despachos favoráveis à solicitação, das seguintes unidades: Instituto de Psicologia, Instituto de Ciências Sociais, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Instituto de Artes, Instituto de Física, Faculdade de Educação, Faculdade de Medicina, Faculdade UnB Ceilândia e Faculdade UnB Planaltina.

PERFIL – Antônio Ibañez Ruiz, professor aposentado da Universidade de Brasília desde 2013, ingressou na UnB como docente do Departamento de Engenharia Mecânica em 1967. Foi reitor da Universidade entre 1989 e 1993. Foi secretário de Educação do Governo do Distrito Federal, integrou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e foi secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-MEC). Em 2005, foi nomeado para o Conselho Nacional de Educação (CNE).

Destacou-se na defesa dos direitos dos professores e professoras participando da assembleia de criação da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) em 1978, entidade da qual foi presidente de 1982 a 1984, além de ter sido secretário da Associação Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes) de 1986 a 1988. Inclusive foi uma decisão sua, como reitor da UnB em 1991, estender a todos os agentes universitários o direito de incorporação da Unidade de Referência de Preços (URP) aos salários.

Honoris Causa a Antonio Ibañez Ruiz