Honoris Causa a Claudia Andujar


On-line 16:30 - 17:30:00 29/03/2023 - 29/03/2023

 

Em 29 de março, às 16h30, a célebre fotógrafa e ativista indigenista Claudia Andujar recebe o título de Doutora Honoris Causa pela UnB. A cerimônia será exclusivamente virtual, transmitida ao vivo pelo canal da UnBTV no YouTube.

A homenagem foi aprovada pelo Conselho Universitário em dezembro de 2019.

O título de Doutor Honoris Causa é atribuído à personalidade que tenha se distinguido pelo saber e/ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. A recomendação da homenagem a Claudia Andujar foi feita pela Faculdade de Comunicação, "em reconhecimento à sua valiosa obra fotográfica e contribuição para a defesa dos povos indígenas".



PERFILClaudia Andujar nasceu na Suíça, em 1931. Chegou ao Brasil em 1955, depois de uma jornada por Europa e Estados Unidos motivada pelas perseguições durante a Segunda Guerra Mundial, dada sua origem judaica. Sem o domínio do idioma, Claudia adotou a fotografia como linguagem, desenvolvendo uma forma única de enxergar e retratar o Brasil. Seus registros encontraram espaço em revistas nacionais e estrangeiras.

Por influência de Darcy Ribeiro, veio a conhecer a realidade indígena do Brasil, que transformou e marcou profundamente seu trabalho. A partir da década de 1970, Andujar conheceu o povo Yanomami, ao qual passou a dedicar sua produção e sua vida. Naturalizou-se brasileira em 1976 e até hoje destaca-se como referência na defesa da proteção e dos direitos dos Yanomami no país.

Honoris Causa a Claudia Andujar