FAV atua com faculdades do DF para microchipar cães e gatos


Distrito Federal 00:00 - 00:00:00 01/11/2025 - 30/11/2025

Universidades do DF se unem para microchipar 10 mil cães e gatos em novembro

 
 
Durante todo o mês de novembro, universidades do Distrito Federal com cursos de Medicina Veterinária — Universidade de Brasília (UnB), Universidade Católica de Brasília, Unidesc, Icesp, Uninassau, UDF e Uniceplac — realizam um grande mutirão para a microchipagem gratuita de 10 mil cães e gatos em todo o DF. 
 
A iniciativa integra o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e tem como objetivo divulgar a importância do registro dos animais no SinPatinhas, o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, criado pelo Governo Federal. Os microchips foram fornecidos pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por meio do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais (DPDA). 
 
As microchipagens serão realizadas nos campi das universidades participantes, sob supervisão dos médicos-veterinários de cada instituição. Já a equipe veterinária da Universidade de Brasília (UnB) ficará responsável pela microchipagem e vacinação de animais atendidos por ONGs com grande número de cães e gatos, diretamente nos abrigos. 
 
Para o público em geral, será permitida a microchipagem gratuita de um animal por CPF. O responsável deve registrar previamente o animal no SinPatinhas, pois o número do RG Animal é exigido no momento da inscrição. No ato da inscrição, o responsável deve selecionar o campus mais próximo de sua residência. 
 
Recentemente, o MMA também forneceu microchips à Secretaria Extraordinária de Proteção Animal (Sepan), permitindo o cadastro de animais em situação de rua e de todos os cães e gatos sob os cuidados do Centro de Controle de Zoonoses. Todos os animais adotados no Centro já são microchipados e transferidos automaticamente pelo SinPatinhas. 
 
Com essa ação piloto, o Distrito Federal dá um passo importante rumo à consolidação de políticas públicas eficazes de identificação, rastreabilidade e proteção dos animais domésticos.
 
Inscrição para microchipagem:
Universidade Católica de Brasília | Unidesc | Icesp | Uninassau | UDF | Uniceplac 
 
Registre seu animal: sinpatinhas.mma.gov.br