Concurso Público Nacional de Ideias de Arquitetura para a Casa da Mulher Indígena (CAMI)


On-line 00:00 - 00:00:00 26/01/2026 - 19/03/2026

A Universidade de Brasília, por meio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB) e do Laboratório Mulheres, Arquitetura e Território, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Distrito Federal (IAB-DF), lançou o Concurso Público Nacional de Ideias de Arquitetura para a Casa da Mulher Indígena (CAMI). Essa iniciativa inédita convida arquitetos e equipes de todo o Brasil a propor soluções arquitetônicas criativas e culturalmente sensíveis para um equipamento público dedicado ao acolhimento, proteção e enfrentamento da violência contra mulheres indígenas, respeitando saberes tradicionais, contextos territoriais e diversidade cultural dos povos originários.

 

O concurso tem caráter nacional e busca selecionar as melhores propostas de estudo preliminar que atendam às diretrizes previstas no edital e nas bases do certame, com foco na criação de espaços adaptáveis aos sete territórios prioritários — os seis biomas brasileiros (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pantanal e Pampa) e o território Yanomami.

 

Público-alvo: equipes lideradas por arquitetos e urbanistas habilitados, residentes no Brasil, com participação de ao menos uma mulher indígena na equipe, em consonância com as exigências do edital.

 

Finalidade: selecionar propostas arquitetônicas que contribuam para a criação da Casa da Mulher Indígena – CAMI, um espaço projetado para promover reparação, cuidado, dignidade e autonomia às mulheres indígenas em situação de violência.

 

Inscrições: estão abertas de 26 de janeiro a 19 de março de 2026, com submissão de propostas e documentos exclusivamente pelo site oficial do concurso.

 

Premiação e contratação: a equipe vencedora terá seu trabalho reconhecido e poderá ser contratada para desenvolver os projetos executivos de arquitetura e complementares da CAMI, além de certificações e valores de premiação previstos no edital.

 

SERVIÇO
O quê: Concurso Público Nacional de Ideias de Arquitetura para a Casa da Mulher Indígena (CAMI)
Objetivo: Seleção de propostas arquitetônicas para um equipamento público de acolhimento e enfrentamento da violência contra mulheres indígenas
Público-alvo: Arquitetos e urbanistas habilitados com equipe integrada por mulher indígena
Inscrições: de 26 de janeiro a 19 de março de 2026
Onde inscrever: https://concursocami.org.br/
Outras informações: https://fau.unb.br/2026/01/28/edital-casa-da-mulher-indigena/

 

Participe dessa oportunidade de contribuir com um projeto de impacto social e cultural que une arquitetura, direitos humanos e justiça social!

Concurso Público Nacional de Ideias de Arquitetura para a Casa da Mulher Indígena (CAMI)