UnB Notícias
Maio Amarelo UnB 2026
O Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru) e o Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT), por intermédio do Observatório da Mobilidade Segura, Saudável e Sustentável (Mob3S) da Universidade de Brasília, estão organizando o Maio Amarelo UnB 2026 no campus Darcy Ribeiro (CDR), com atividades concentradas na quarta-feira, 20 de maio.
O Maio Amarelo é uma campanha internacional que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito, visando a redução de acidentes e a preservação de vidas. A cor amarela simboliza advertência e atenção, enquanto o mês de maio corresponde ao período em que a ONU decretou a Década de Ações para Segurança no Trânsito.
Desde 2016 o campus Darcy Ribeiro recebe ações do Maio Amarelo. Em 2025, a Universidade de Brasília foi destacada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) entre as melhores ações realizadas no Brasil em 2025 para a redução de sinistros de trânsito.
Neste ano, o tema da campanha é "No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas", focado na empatia e proteção dos usuários mais vulneráveis, como motociclistas e pedestres.
As atividades do Maio Amarelo UnB 2026 terão como data central o dia 20 de maio, com a seguinte programação:
8h – Mobilização e recepção das instituições parceiras
-
Montagem das infraestruturas
-
Local: Área externa posterior ao Restaurante Universitário (RU)
10h às 16h – Mix educativo
-
Atividades simultâneas realizadas pelas instituições parceiras (SNT, Universidade, setor privado, entre outros)
-
Local: Área externa posterior ao RU
12h às 12h30 – Momento solene
-
Pronunciamento de representantes das instituições parceiras
-
Local: Área externa posterior ao RU
16h – Encerramento
-
Local: Área externa posterior ao RU
Toda a comunidade está convidada a participar!
