UnB Notícias
Fórum de Produtores Culturais na UnB
No dia 12 de Maio, será a vez da fotógrafa e designer premiada nessas categorias pelo Prêmio Profissionais da Música 2016, Karina Santiago. A palestra terá como tema “O Artista e sua Imagem: Fotografia de Músicos e Atores, Design de Encartes de Disco.”
Autodidata na fotografia, iniciou seu trabalho profissional em 2002, um ano após obter sua primeira câmera, no jornal Diário da Manhã em Goiás enquanto paralelamente se especializava em fotos de shows e espetáculos teatrais. Em 2005, em temporada no Rio de Janeiro, começou a fotografar grupos de jazz e em 2006 mudou-se para Brasília, onde deu continuidade aos seus estudos de Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília e a cobrir fotograficamente quase toda a agenda de shows instrumentais da cidade, além de outros estilos musicais e grupos teatrais.
Em 2012 foi contratada pela Universal Music International. Retratou vários artistas em shows, fotos para divulgação, encartes de discos e DVDs. Entre eles: Paquito D'Rivera, Hamilton de Holanda, Lenine, João Donato, Milton Nascimento, Lô Borges, Flavio Venturini, Wagner Tiso, Vittor Santos, Carlos Malta, Móveis Coloniais de Acaju, Widor Santiago, Ademir Junior, Trio Corrente, Rafael dos Anjos, Déborah Vasconcellos, Funqquestra, Marco Lobo, 5 a Seco, entre outros. No teatro destacam-se Eduardo Sterblitch, Danilo Gentili, a Ópera do Malandro, A Hora da Estrela, Por um Fio, Cia. de comédia Os Setebelos, Cia. Os Melhores do Mundo, Grupo de dança Cena 11 entre outros.
Além da fotografia, mantém o trabalho de desenhista, atividade que iniciou aos 13 anos ainda em Goiás, na Escola de Artes Osvaldo Verano. Resolve então casar as duas áreas: fotografia e desenho. E, a convite de Ademir Junior, inicia o trabalho com encartes de discos, onde faz a produção de arte completa: ilustrações, fotografias e arte final.
Volta então para a Universidade de Brasília, desta vez para o curso de Artes Plásticas. Em 2015 participou de três exposições de arte, como ilustradora, fotógrafa e vídeo-artista. Em 2015 ganhou o Prêmio Profissionais da Música como melhor designer de disco, pela arte do CD "Casa Arrumada", de Deborah Vasconcellos. Em 2016 ganha novamente o Prêmio Profissionais da Música como melhor designer, pelo encarte do disco "Camaleão 2", de Ademir Junior e também na categoria melhor fotógrafa.
Sua fotos são constantemente publicadas em jornais e revistas nacionais e internacionais, entre eles o britânico The Guardian, Folha de São Paulo, O Globo, Estadão, Correio Braziliense, Guitar Player e Noise. Atualmente prepara exposição e livro com retratos dos músicos que marcaram a história da música brasileira.