RECONHECIMENTO

AD&M recebeu, em 2016, os principais prêmios da Confederação Brasileira de Empresas Juniores nas modalidades alto impacto e alto rendimento

Equipe da AD&M celebra premiação. Desenvolver projetos inovadores é o diferencial da empresa júnior. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A empresa júnior AD&M Consultoria Empresarial, ligada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Brasília (FACE), foi destaque nacionalmente em 2016 nas categorias de empresa júnior de alto impacto e de alto rendimento. O reconhecimento é dado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior). No ano passado, a organização mapeou e desenvolveu 104 projetos e conseguiu faturar R$474 mil, o que representa a maior arrecadação já alcançada por um projeto estudantil no país. Nesta edição, cerca de 400 empresas juniores concorreram ao prêmio.

Criada em 1992, a AD&M é a primeira empresa júnior (EJ) fundada na região Centro-Oeste. Sua área de atuação envolve prestação de consultoria em finanças, gestão de pessoas, marketing e organização de processos. Os serviços são oferecidos a universidades, bancos, hospitais e outras organizações públicas e privadas. A equipe é formada exclusivamente por alunos de graduação em Administração. São cerca de 70 membros, todos voluntários, que se esforçam em aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na elaboração de soluções viáveis para problemas presentes nas instituições interessadas.

Os membros da empresa trabalham de forma individual ou em pequenos grupos de estudantes. Eles recebem orientação de professores da Universidade na elaboração e no desenvolvimento dos projetos. O principal objetivo da EJ é fomentar o crescimento do universitário, propiciando um ambiente onde o futuro profissional possa conhecer as áreas de atuação disponíveis e oferecer os seus serviços com alta qualidade e custos operacionais inferiores aos oferecidos no mercado.

GESTÃO – Bruna Resende é a atual presidente da AD&M. A estudante de 22 anos acredita que a experiência da empresa e a maneira inovadora de tratar os clientes são pontos relevantes para o destaque obtido em 2016. “Apesar de atuarmos há 25 anos no mercado, sempre nos mantemos atualizados. Nossos consultores buscam soluções criativas para resolver os problemas dos nossos clientes. Eles optam em nos contratar por confiar na excelência do nosso trabalho”, diz.

A outra dirigente da empresa é Laíra Brito, também de 22 anos. Ela destaca a participação efetiva da AD&M no desenvolvimento empresarial do Distrito Federal. “No ano passado, realizamos um excelente trabalho de mapeamento e gestão de processos administrativos em uma grande universidade do DF. A instituição ficou muito satisfeita com o serviço que prestamos”, afirma.

Bruna Resende e Laíra Brito são as mulheres no comando. Pela terceira gestão consecutiva a empresa tem liderança feminina. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

INOVAÇÃO – Uma recente experiência profissional de sucesso da AD&M, ocorreu junto à conhecida rede de supermercados do Distrito Federal, que conta com mais de 20 pontos de venda. Por três anos, a rede experimentou acentuado crescimento no número lojas, sem possuir, entretanto, uma estrutura administrativa adequada para aproveitar todo esse potencial. Diante dessa demanda, os gestores da rede procuraram a EJ na expectativa de melhorar seus fluxos de trabalho.

Com o início do projeto junto aos supermercados, percebeu-se que havia uma série de pontos que geravam retrabalho, demora e aumento de custos. A partir daí, o objetivo definido consistia em diminuir o tempo e os gastos relacionados à execução do processo de contas a pagar, tornando-o mais transparente para a gestão da empresa. O desempenho da rede passou a ser monitorado e as novas diretrizes foram organizadas em um documento que define o ordenamento das melhorias implementadas.

CRISE É OPORTUNIDADE – Os membros da AD&M admitem que, em momento de dificuldades, como o que atravessa a economia brasileira, há chances dos empreendimentos criativos alcançarem os maiores êxitos. Para os jovens empresários, se os estudantes tiverem sensibilidade ao observar com clareza a complexidade da situação, os projetos tendem a formular soluções com mais possibilidade de alcançar resultados positivos. “Onde todos enxergam problemas, nós identificamos soluções”, afirma Laíra Brito. Bruna Resende concorda com a afirmação. Em 2017, a empresa júnior da Universidade de Brasília pretende faturar mais de um milhão de reais em novos projetos.

Assim, com foco em alcançar a excelência na prestação de serviços de consultoria administrativa, a AD&M procura atender de maneira satisfatória as demandas apresentadas nos diversos setores da sociedade. Em depoimento registrado no site da empresa, Rosilene Pino de Souza, assistente da Superintendência de Atendimento na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), declara ter ficado "imensamente satisfeita com o conhecimento, desempenho e profissionalismo da equipe" durante a assessoria prestada no desenvolvimento do programa de qualidade da superintendência.

BRASIL JÚNIOR – Criada em 2003, a instituição tem a finalidade de propor e repassar diretrizes nacionais que devem ser adotadas para a regulamentação da atividade das empresas juniores em âmbito nacional. Além disso, a organização trabalha para compartilhar o conhecimento e promover a integração das empresas juniores de todo o país. Estima-se que existam, atualmente, cerca de 12 mil graduandos envolvidos no Movimento Empresa Júnior (MEJ/Brasil Júnior). Essas empresas desenvolvem cerca de três mil projetos por ano em todo o país.