EXTENSÃO

Francisco Tamarit é palestrante desta quarta-feira (22). Às vésperas dos cem anos da Reforma, evento discute impactos das mudanças ao longo do tempo

 

O impacto de uma grande mudança para os rumos da universidade pública é o tema da próxima reunião da comissão UnB.Futuro, nesta quarta (22), no anfiteatro 10 do ICC. O encontro gratuito discute, a partir das 9h, os efeitos da Reforma Universitária de Córdoba e os preparativos para a reunião comemorativa pelo centenário do movimento: a III Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (CRES) da Unesco, marcada para junho de 2018, na Argentina.


Francisco Tamarit é o palestrante da reunião UnB.Futuro desta quarta (22). Foto: Divulgação/UNC

 

O palestrante convidado é o ex-reitor da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) Francisco Tamarit. Graduado em Física pela mesma instituição, Tamarit atua como diretor do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica da Argentina e é coordenador-geral da III CRES. O docente irá abordar a dinâmica da conferência comemorativa e apontar como ela deverá estabelecer caminhos e diretrizes para as universidades latino-americanas e caribenhas. 

Professor do Centro Avançado de Estudos Multidisciplinares (Ceam) da UnB e participante da comissão UnB.Futuro, Murilo Camargo ressalta a importância da Reforma, que também foi tema de palestra durante a XVII Semana Universitária. “O manifesto estudantil provocou líderes e gestores, irradiando seus princípios por praticamente toda a América Latina e Caribe", diz. Ele frisa a Extensão como um dos principais legados deixados pelo movimento à universidade contemporânea. "Por meio dela, propôs-se um diálogo permanente entre sociedade e academia", resume. 

A COMISSÃO Com a visão de construir um modelo de universidade compatível com as demandas e a realidade da atual sociedade brasileira, a UnB.Futuro busca refletir, propor e discutir ideias e ações para alcançar essa missão. Ao longo do semestre, são realizadas reuniões para debater temas ligados a educação, cultura, ciência e tecnologia. De acordo com o tema proposto em cada encontro, um especialista no assunto ministra conferência introdutória, que abre a discussão para toda a comunidade acadêmica.

 

 

*Estagiária de jornalismo na Secom/UnB.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave