PREPARAÇÃO

Evento reuniu coordenadores nos dias 10 e 11 de outubro. Análise de resultados e planejamento para o próximo quadriênio estiveram em pauta

O Decanato de Pós-Graduação (DPG) da UnB encerrou, na última quarta-feira (11), o Seminário para Avaliação dos Programas de Pós-Graduação, realizado no auditório do CDT. Coordenadores de Programas de Pós-Graduação (PPGs) e diretores de unidades acadêmicas se reuniram para debater os rumos da Universidade neste segmento para os próximos anos.

“Estamos caminhando rumo à excelência acadêmica”, disse a decana do DPG, Helena Shimizu. A fala da gestora aponta para os bons resultados obtidos pela Universidade na Avaliação Quadrienal da Capes 2017. "A UnB é a terceira instituição pública com maior oferta de cursos de pós-graduação e obteve aumento significativo do número de programas com bom desempenho”, enfatizou a gestora.

Durante o encontro, foi apresentado o planejamento estratégico do decanato para o próximo quadriênio. "Apresentamos nossas diretrizes e metas. A comunidade acadêmica teve oportunidade de contribuir com suas propostas e sugestões", relata Shimizu.

O seminário promoveu, ainda, a troca de experiências entre os participantes do evento, incluindo o relato de docentes da UnB que integraram a comissão de avaliadores da Capes referente ao quadriênio 2013-2016. Entre eles está o professor Sérgio Koide, coordenador da Pós-Graduação em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos da Faculdade de Tecnologia (FT).

"Foi possível compartilhar nossa impressão quanto às perspectivas futuras para esta avaliação, sobre quais tendências e aspectos provavelmente devem aparecer daqui para frente", destaca o docente, que integrou a comissão da Capes na área das Engenharias I.

Koide aprovou a iniciativa do DPG, que oportuniza a troca de informações. “Tiramos muitas dúvidas quanto a procedimentos da avaliação e pudemos confirmar a seriedade na qual o processo está pautado. Isso é importante para esclarecer conclusões distorcidas que surgem a partir de boatos ou falsas informações”, opina.

Durante o encontro, o decanato colocou à disposição dos coordenadores de PPGs nova ferramenta para auxiliá-los a realizar autoavaliação do programa ao longo do próximo quadriênio. O sistema permite a inserção de diversas informações e monitoramento de importantes indicadores, como tempo de formação do estudante, percentual de desligamento no curso, quantidade e nível de publicações.

Outra novidade informada pela decana Shimizu é a intenção de, futuramente, descentralizar alguns procedimentos de gestão de fluxos e rotinas dos PPGs. Visando capacitar técnicos administrativos e docentes para a mudança, a Coordenadoria de Capacitação (Procap) da UnB está ofertando o curso Processos e sistemas para servidores e coordenadores de pós-graduaçãocujas inscrições vão até 7 de novembro.