CONGRESSO

Universidade é destaque em cerimônia que reuniu alunos e professores do Distrito Federal nesta segunda-feira (20)

Auditório lotado reuniu pesquisadores veteranos e iniciantes na premiação do 23º Congresso de Iniciação Científica da UnB e 14º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

O projeto de um drone para monitoramento de atividades agrícolas, a avaliação do princípio ativo do açafrão no tratamento do câncer e a análise dos recursos hídricos do país foram destaques na premiação do 23º Congresso de Iniciação Científica da UnB, que também é o 14º Congresso de Iniciação Científica do Distrito Federal. A solenidade, realizada nesta segunda-feira (20), premiou os melhores trabalhos de alunos participantes dos programas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) da região. Foram três prêmios concedidos a trabalhos de áreas diferentes: Artes e Humanidades; Ciências da Saúde e da Vida; e Ciências Exatas e Tecnologia.

Completamente lotado, o auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) recebeu cerca de 350 pessoas, entre alunos e professores das instituições de ensino participantes e familiares dos indicados. Integraram a mesa do evento os docentes Alexandre Kieling, da Universidade Católica de Brasília (UCB), Alano Nogueira, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), e Fernanda Vinhais, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), além da decana de Pós-Graduação (DPG) da UnB, Helena Shimizu.

Fernanda Vinhais (UniCEUB), Helena Shimizi (DPG/UnB), Alexandre Kieling (UCB) e Alano Nogueira (UDF), compuseram a mesa da cerimônia. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Oitenta e dois projetos de todas as instituições concorreram aos prêmios, mas a Universidade de Brasília dominou as conquistas. Em Artes e Humanidades, o estudante do Instituto de Ciência Política (Ipol) João Vitor Martins, levou o primeiro lugar, orientado pela professora Ana Claudia Farranha Santana. Em Ciências da Saúde e da Vida, Luiza Damasceno, da Odontologia, venceu orientada pela professora Eliete da Silva Guerra. Já na categoria Ciências Exatas e Tecnologia, Pedro Jorge Correa, de Engenharia, se destacou com o trabalho orientado por Manuel Barcelos Junior. Além disso, 211 projetos de graduação e outros seis de alunos do ensino médio receberam menção honrosa.

O Congresso de Iniciação Científica é uma parceria entre instituições de ensino superior cuja intenção é incentivar a troca de experiência e conhecimentos entre os estudantes, além de firmar contato com novos pesquisadores. “Essa parceria é muito interessante, porque gera uma troca de conhecimento entre alunos, professores e pesquisadores. A iniciação científica é uma etapa da vida do estudante universitário na qual ele desperta para a pesquisa, para o conhecimento, para investigação e que vai ter excelentes resultados na carreira profissional”, analisou o diretor de Fomento à Iniciação Científica da UnB, Sérgio Granemann.

A decana Helena Shimizu reforçou a importância dos projetos de iniciação científica como porta de entrada dos alunos de graduação para os cursos de pós-graduação. “Esse é um momento de celebrar e parabenizar os estudantes que se iniciam em uma vida de pesquisador, esperamos que isso seja só o começo, que venha mestrado e doutorado”, afirmou, destacando ainda o papel da ciência como elemento de integração em momentos de crise.

Ganhadores:

Artes e Humanidades
Aluno: João Vitor Rodrigues Martins (HUMANAS) – UnB
Orientadora: Ana Claudia Farranha Santana
Projeto: SNIRH - Análise da implementação do Sistema e da produção de informação

Ciências da Saúde e da Vida
Aluno: Luiza Carvalho Damasceno (VIDA) – UnB
Orientadora: Eliete Neves Da Silva Guerra
Projeto: Avaliação da ação da curcumina na morfologia de linhagens celulares de carcinoma de cabeça e pescoço

Ciências Exatas e Tecnologia
Aluno: Pedro Jorge Soares Correa (EXATAS) – UnB
Orientador: Manuel Nascimento Dias Barcelos Junior
Projeto: Projeto estrutural de um veículo aéreo não-tripulado para monitoramento de atividades agrícolas e ambientais

*Estagiária de jornalismo na Secom/UnB.