ÓRGÃOS COLEGIADOS

Após 50 dias, greve estudantil chega ao fim. Datas para término do atual período são ajustadas, mas programação para o segundo semestre está mantida

581ª reunião do Cepe marcou a aprovação de mudanças no calendário acadêmico neste fim de semestre. Alterações não impactam o início do 2º/2018. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB aprovou, na tarde desta quinta-feira (21), os novos prazos para o calendário acadêmico do primeiro semestre de 2018. Apresentada pelo decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas, a proposta foi acolhida por unanimidade.

As novas datas consideram particularidades de diferentes unidades acadêmicas e o impacto da greve discente para cada curso. “Para não comprometer o cronograma de início do próximo semestre, foi realizada uma reunião com as faculdades e institutos mais afetados pela greve”, explicou o decano. No início desta semana, a Reitoria recebeu comunicado oficial informando sobre o encerramento da greve estudantil após 50 dias.

Seguem as principais definições e os novos prazos:

10 de julho: prazo para trancamento de disciplina em função da greve. Nesse caso, será necessária justificativa explícita do coordenador de curso;
14 de julho: prazo para trancamento geral de matrícula (do semestre), em função da greve;
15 de julho: prazo para reposição de aulas e lançamento de menções.

“A prerrogativa principal foi a de não prejudicar os estudantes, respeitando os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade”, ressaltou o vice-reitor Enrique Huelva, presidente do Cepe. Todos os ajustes serão informados em uma circular emitida pela administração superior, que especificará datas e procedimentos em detalhes.

Os prazos levaram em conta também o modo de processamento das informações. É preciso atenção para evitar falhas e contratempos, uma vez que nem todos os processos são informatizados. “A lista de formados e desligados só vai ser gerada no dia 17 de julho, após todos os estudantes terem acertado sua situação", garantiu o chefe da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), Julio Garay.

A coordenadora-geral do Diretório Central de Estudantes da UnB, Clarice Machado, da recém-eleita chapa Aliança pela Liberdade, agradeceu à administração superior pelo trato com os alunos e pela busca ágil de soluções. “Com o fim de período, há muito incômodo e ansiedade por parte dos estudantes. Esse diálogo é fundamental”, elogiou.

INFORMES – Durante a reunião, foram reforçados os prazos dos editais que estão abertos na UnB: Fluxo contínuo da Casa da Cultura da América Latina (CAL/DEX) (até 6 de julho); Programa de Extensão em Educação, Trabalho e Integração Social (até 10 de julho); Livros digitais de acesso aberto (até 15 de julho) e Semana Universitária 2018 (até 12 de agosto).

O vice-reitor Enrique Huelva destacou a entrega do título de Mérito Universitário ao servidor aposentado da SAA Arnaldo Carlos Alves, ocorrida nesta quinta-feira (21). “Fazer matrícula para 40 mil estudantes não é fácil. E o Pará [apelido de Arnaldo], um dos fundadores do sistema informatizado na UnB, sempre trabalhou com muito esforço e profissionalismo”, salientou Huelva. A próxima reunião do Cepe está marcada para quinta-feira (28).