INFORME

Em mensagem dirigida ao movimento de ocupação, administração superior manifesta expectativa de desocupação do prédio da Reitoria

A Administração Superior da Universidade de Brasília sempre demonstrou compromisso com a transparência e o diálogo e foi surpreendida com a ocupação do prédio da Reitoria, em 12 de abril de 2018.

Mesmo não tendo participado das negociações pela desocupação do edifício do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em 10 de abril, atendeu às demandas apresentadas pelo movimento de ocupação do prédio da Reitoria: 1) participação em reunião pública preparatória (em 16 de abril); e 2) comparecimento à mesa pública (em 19 de abril) para apresentar a situação orçamentária da Universidade.

Da mesa pública realizada hoje, a Administração participou com a mesma franqueza e transparência de sempre, e deixou claro qual é o limite de sua atuação. Com isso, a Administração considera ter cumprido tudo que foi demandado em 12 de abril, no momento da ocupação.

Por outro lado, a impossibilidade de ter acesso a equipamentos, tokens e documentos que se encontram no prédio da Reitoria está na iminência de trazer prejuízos gravíssimos a pessoas, como bolsistas, estagiária(o)s, servidora(e)s e trabalhadora(e)s terceirizada(o)s, cujos pagamentos dependem de processamentos sujeitos a prazo exíguo para liquidação das despesas, considerando a data de corte para liberação do financeiro.

Assim, a expectativa da Administração é de que o prédio da Reitoria seja desocupado o quanto antes e aguarda manifestação do movimento até as 12h desta sexta-feira 20 de abril, disponibilizando para comunicação o endereço eletrônico <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>.

Reiteramos, nesta oportunidade, nosso compromisso com a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

Márcia Abrahão Moura
Reitora