INTERNACIONAL

Márcia Abrahão participou de encontro do Projeto Oracle, que integra ações com foco na equidade da educação superior

Reunião do Projeto Oracle no Panamá integrou representantes de instituições parceiras contra a desigualdade de oportunidades no ensino superior. Foto: Divulgação

Entre os dias 11 e 13 de julho, a Cidade do Panamá recebeu representantes de 34 universidades, americanas e europeias, no 3º Encontro de Coordenação Geral do Projeto Oracle, o Observatório Regional para a Qualidade da Equidade no Ensino Superior da América Latina.

Durante o evento, os gestores debateram as condições do ensino superior na região e reforçaram o compromisso com o estabelecimento de estratégias para o desenvolvimento de políticas inclusivas nas universidades, com atenção aos mais vulneráveis.

A reitora Márcia Abrahão esteve no encontro e destacou que o projeto permite às universidades da região uma articulação em prol da busca de soluções a desafios comuns. Além disso, os assuntos do Oracle têm afinidades com outras iniciativas que buscam contemplar a diversidade na UnB.

“Estamos fortalecendo a atuação do Conselho de Direitos Humanos, estruturando uma política de atenção à saúde mental e melhorando as políticas de acolhimento e permanência para os estudantes, em especial, para os que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, enumerou a reitora. “Essas ações também estão alinhadas à campanha institucional UnB Mais Humana, em vigor ao longo deste ano”, acrescentou.

DESAFIO Durante o evento no Panamá, os reitores assinaram uma declaração na qual reiteram o compromisso com a concretização dos objetivos do Projeto Oracle. Os representantes também comprometeram-se a institucionalizar as iniciativas nessa área, envolvendo professores, estudantes e técnicos das universidades.

Professora Ana Maria de Albuquerque e reitora Márcia Abrahão representaram a UnB em encontro internacional. Foto: Arquivo pessoal

A coordenadora do Oracle na UnB, professora Ana Maria de Albuquerque Moreira, lembrou que o número de matrículas na educação superior cresceu consideravelmente na América Latina nos últimos anos.

“Entretanto, esse crescimento deu-se de forma desigual. Daí a importância de dedicarmos um olhar às vulnerabilidades existentes, buscando identificar novos grupos, novas possibilidades de mudança e novas prioridades”, afirmou ela, que é docente da Faculdade de Educação.

SOBRE – O Projeto Oracle é coordenado pela Universidade Autônoma de Barcelona e tem como financiador o Erasmus+, programa de apoio à educação e à formação de jovens da União Europeia.

A UnB participa do projeto desde 2016. No ano passado, foi instituído o Comitê Gestor do Observatório Institucional de Equidade na UnB (OIE-UnB-BR), coordenado por Ana Maria de Albuquerque. O OIE-UnB atua em quatro eixos principais: informação e documentação; estudos e pesquisas; assessoramento e apoio; e promoção de uma cultura de equidade.

Trinta universidades latino-americanas e quatro europeias participam do Oracle. O encontro no Panamá também marcou a inauguração do escritório central do projeto, instalado no campus da Universidade Especializada das Américas (Udelas).