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OPINIÃO

 

Maria Hosana Conceição é professora da Faculdade de Ceilândia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação-PPG Profnit/UnB. Doutora em Química.

 

 

Márcia Cristina Freire de Souza é secretária executiva da Faculdade UnB Ceilândia. É mestre em Gestão Econômica do Meio Ambiente.

 

 

Izabel Cristina Rodrigues da Silva, Biomédica, professora Adjunta da Faculdade de Ceilândia. Doutora em Patologia Molecular, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde- PPGCTS/FCE/UnB.

Izabel da Silva, Maria Cristina Souza e Maria Hosana Conceição

Dezembro chegou, trazendo o simbolismo do encerramento de ciclos e a esperança renovada que o Natal inspira. Este ano, porém, a Universidade de Brasília (UnB) vive uma peculiaridade: enquanto muitos celebram o fim do ano letivo, seguimos imersos em aulas, planejamentos e avaliações. Esse contexto nos desafia, mas também nos oferece motivos para refletir, agradecer e celebrar as conquistas de 2024.

Esse cenário é fruto da paralisação de dois meses entre abril e junho, período em que docentes e técnicos administrativos se mobilizaram em defesa de direitos e melhores condições de trabalho. A retomada do calendário acadêmico empurrou o recesso do meio do ano para agosto e setembro, alterando o ritmo habitual da universidade. Agora, em pleno Natal, seguimos firmes com nossas atividades, equilibrando desafios e aprendizados.

Apesar das adversidades, 2024 foi um ano de marcos importantes para a Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde (FCTS), da UnB Ceilândia. Um dos momentos mais emblemáticos foi a realização das primeiras defesas de memorial para promoção ao cargo de professor titular. Essa conquista, que exige em média 16 anos de dedicação ao ensino, à pesquisa, à extensão e à gestão, representa o ápice da carreira acadêmica. Parabenizamos os docentes que alcançaram esse feito notável.

Além disso, 2024 foi marcado por novas demandas acadêmicas, como a revisão e atualização dos projetos pedagógicos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional. Reformular ementas e organizar novas ofertas de disciplinas são passos fundamentais para garantir a qualidade da formação de nossos estudantes e atender às necessidades de um cenário profissional em constante evolução.

Outro motivo de celebração foi a chegada de novos estudantes por meio dos Vestibulares Indígena e 60+, reflexo das políticas de inclusão da UnB. Também testemunhamos a criação da Câmara de Direitos Humanos (CDH) e a aprovação de cotas para pessoas trans, avanços que reafirmam o compromisso da universidade com a diversidade e o acolhimento. Em tempos de transformação, ensinar tornou-se um desafio constante e uma oportunidade de inovar. Engajar estudantes exige metodologias ativas, como estudos de caso, atividades práticas e discussões abertas. A criação de um ambiente dinâmico e acolhedor tem o poder de transformar aulas teóricas em experiências significativas de aprendizado.

A 24ª Semana Universitária foi outro destaque do ano. Durante o 30º Congresso de Iniciação Científica da UnB e o 21º Congresso de IC do Distrito Federal, tivemos a honra de avaliar trabalhos excepcionais apresentados por estudantes da UnB e do Instituto Federal de Brasília (IFB). A qualidade e a dedicação demonstradas nesses projetos enchem nossa universidade de orgulho. Na pós-graduação, 2024 marca o encerramento do período Quadrienal (2021-2024), trazendo consigo os desafios de elaboração dos relatórios para a CAPES. Temos uma história repleta de realizações para contar: a internacionalização da UnB com acordos firmados junto a instituições de Portugal, Itália e Estados Unidos, além de encontros com representantes de universidades russas. A exigência para a avaliação da CAPES aumentou, especialmente na área interdisciplinar, em que programas com conceito “muito bom” demandam docentes com produção acadêmica consistente — uma média anual de dois artigos Qualis A1 e um A3, ou combinações equivalentes.

Por outro lado, a pós-graduação tem caminhado com firmeza rumo ao compromisso social e com os mais vulneráveis. Um exemplo é a execução de provas adaptadas para pessoas com deficiência nos processos seletivos de alunos regulares. Políticas de ações afirmativas vêm sendo consolidadas, não apenas na entrada de estudantes, mas também na distribuição de bolsas, promovendo justiça social. Sabemos que o caminho é longo, mas reconhecemos os avanços e reforçamos nosso compromisso com a equidade.

À medida que o Natal se aproxima, renovamos nossa esperança em dias melhores. Que os desafios de 2024 inspirem nossa universidade a inovar ainda mais, construindo um futuro mais justo, inclusivo e promissor em 2025. A todos os professores, técnicos, estudantes e à comunidade acadêmica, desejamos um Natal repleto de paz e um Ano Novo repleto de realizações.

 

Referência 

  1. Anais dos Congressos de Iniciação Científica e Certificados de Participação. (2024). Brasília: Universidade de Brasília. Recuperado em 15 de dezembro de 2024, [ProIC - Programa de Iniciação Científica - Congressos e Certificados], pesquisa feita em 15 de dezembro de 2024. 
  1. Parte deste texto foi revisada com o suporte de um modelo de linguagem baseado em IA, ChatGPT (OpenAI, 2024). 
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