OPINIÃO

Sarah Raquel Almeida Lins é professora do curso de Terapia Ocupacional. Doutora em Educação Especial.

Sarah Raquel Almeida Lins

 

Durante a graduação, os estudantes se organizam para realizarem as tarefas acadêmicas necessárias à conclusão do curso e posterior obtenção do diploma. Para isso, eles têm suporte da coordenação do curso, dos professores, de colegas, de diversos setores da universidade, dentre outros.
Porém, ao se desvincularem da universidade, após a conclusão da graduação, os agora profissionais se deparam com outros desafios, e um deles é a dúvida sobre o que fazer após a conclusão da graduação.


É certo que parte dos estudantes de cursos de graduação anseia pela conclusão do curso para poder adentrar ao mercado de trabalho e construir uma carreira profissional com boa remuneração. Porém, alguns deles podem seguir este caminho por ser algo mais fácil, ou por não saber as etapas necessárias para a construção de outro tipo de carreira, ou mesmo por desconhecer a existência de outras possibilidades.


Pensando nessa demanda, latente entre os alunos do curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Ciências e Tecnologias em Saúde, campus Ceilândia (FCTS – UnB), por exemplo, o projeto de extensão CaminhaTO, entre outras ações, tem realizado iniciativas que abordam as possibilidades da profissão após a conclusão do curso, e como o aluno pode se preparar para os novos desafios da vida profissional.


Ao estudante é apresentado e discutido sobre as possibilidades de atuação prática em diversos espaços e campos de atuação da profissão (saúde, educação, assistência social, trabalho, cultura, entre outros), incluindo a rede pública e privada, a residência multiprofissional, a atuação em outros estados brasileiros e fora do país, a atuação na academia, considerando a realização de cursos de mestrado, doutorado, o ingresso na docência, entre outros, tanto no Distrito Federal como em outros estados brasileiros e/ou outros países. Aborda-se sobre como ingressar em cada uma dessas atividades, por onde começar, quais os caminhos, como é estar lá, e as repercussões destas escolhas na vida profissional.


A abordagem desses temas é realizada por meio de rodas de conversa, palestras, eventos científicos, visitas técnicas a serviços que tenham terapeutas ocupacionais em atividade, visita de profissionais da prática nos espaços da universidade, entre outros, e contam com a participação de professores do curso de Terapia Ocupacional, profissionais que atuam em clínicas de reabilitação, em hospitais, que atuam por conta própria, que abriram seus próprios negócios, egressos do curso que ingressaram na residência multiprofissional, profissionais brasileiros que atuam em outros países, entre outros.


Por um lado, trazer essas experiências para dentro da universidade pode auxiliar o estudante a entender a diversidade de possibilidades na categoria profissional, e a escolher aquelas que mais se interessam para a construção de uma carreira profissional satisfatória. Por outro lado, essas ações incentivam o melhor aproveitamento das oportunidades oferecidas dentro da universidade, bem como à formação complementar, os quais são elementos condizentes com as orientações de documentos nacionais que abordam sobre a formação de profissionais brasileiros.


Assim, acredita-se que a replicação dessas iniciativas pode auxiliar o estudante a compreender e a escolher os caminhos a serem percorridos na vida profissional, de modo a satisfazer seus objetivos de vida profissional, bem como também podem contribuir para a qualificação profissional dos egressos da Universidade de Brasília.



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