INSTITUCIONAL

Trajetória da Faculdade do Gama foi relembrada durante as homenagens à primeira década do campus

O ex-reitor da UnB José Geraldo (2008-2012) foi um dos convidados a contar parte da história da FGA. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

Evolução contínua foi a qualidade mais citada nos discursos das autoridades durante a cerimônia comemorativa de dez anos de fundação da Faculdade do Gama (FGA), realizada na tarde da última sexta-feira (24). Dos corredores de mão dupla do Fórum às aulas improvisadas no estádio 'Bezerrão', professores e alunos mostraram resiliência para adaptar-se às condições pouco favoráveis antes da mudança para o campus definitivo em 2011.

“Esta festividade é uma forma de prestar tributo a um projeto que foi construído de forma colaborativa. Isso não é uma celebração do que foi feito, mas sim do que ainda virá”, destacou José Geraldo de Sousa Júnior, reitor da UnB, entre 2008 e 2012. A instituição foi inaugurada na gestão do ex-reitor pro tempore Roberto Aguiar (abr/2008-nov/2008). No final do discurso, brincou: “Eu viria a esta comemoração mesmo que não fosse convidado”.

Além de José Geraldo, estavam na mesa solene o diretor da FGA, Augusto Brasil, o vice-diretor Sandro Haddad, o decano de Ensino de Graduação (DEG), Sérgio Freitas, e a reitora Márcia Abrahão. Os dois últimos participaram ativamente nos primeiros anos da faculdade, como docente e decana de Ensino de Graduação, respectivamente.

“Nos dez últimos anos, a comunidade nos mostrou que estávamos certos quando investimos na criação deste campus. Os cursos daqui possuem excelência reconhecida nos rankings educacionais, temos mestrado e, em breve, doutorado. Espero que os servidores, terceirizados, alunos e professores sigam fazendo este ótimo trabalho”, acentuou a reitora.

Como um presente de aniversário, a reitora Márcia Abrahão divulgou que o projeto de revitalização do estacionamento da FGA está em fase de orçamento pelo Departamento de Estradas de Rodagem e as obras devem ser iniciadas assim que for feita a licitação pelo Governo do Distrito Federal (GDF).

Membros de atlética ajudaram na organização da festa. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

QUALIDADE   Passada uma década de sua fundação, a FGA mantém a vocação para a inovação. O nome Gama, além de representar o local do campus, remete à letra grega utilizada em fórmulas matemáticas e constantes físicas. As graduações em Engenharia Aeroespacial, Automotiva, Eletrônica, Energia e de Software são destaques nesta recente história da faculdade.

“Vim de Belo Horizonte por causa da qualidade do curso e das oportunidades de crescimento que têm aqui”, conta Hale Valente, que iniciou em 2012 o curso de Engenharia de Software. “Quando cheguei não tinha nem o Restaurante Universitário. A segurança melhorou e percebo que a direção vem se importando cada vez mais com o bem-estar das pessoas”, ressaltou.

ARRAIAL   Ao som de forró e sertanejo, do lado de fora do auditório, barracas de pipoca, caldo de cana, cachorro-quente e outras comidas típicas faziam parte da comemoração com temática junina para integrar a comunidade acadêmica. Empresas juniores e a atlética Pesadelo também participaram do evento organizado pelos alunos.

"Lindinger", repetiu Luiza o sobrenome da mãe e logo caiu na risada durante a entrevista. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

“A comunidade é a melhor qualidade daqui. Somos muito unidos, como você pode ver aqui na festa”, afirma a professora Andreia Lindinger. A docente aproveitou a oportunidade e levou a filha Luiza para conhecer o local onde trabalha. “Engravidei dela e já estava trabalhando na FGA. Cheguei hoje e disse assim pra ela: ‘filha, a última vez que você veio aqui estava na barriga da mamãe’; e hoje ela está com dois anos de idade”, contou.