COMUNIDADE

Alunos tiraram dúvidas sobre formas de acesso à instituição e apoio ao desenvolvimento acadêmico. Evento é organizado pelo Decanato de Extensão

Reitora Márcia Abrahão recebeu estudantes de ensino médio para bate-papo. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Conversas animadas demonstravam o entusiasmo dos 248 estudantes secundaristas de três escolas do Distrito Federal que vieram conhecer a Universidade de Brasília nesta quarta-feira (12). Eles fizeram parte da primeira edição do Conversas com a reitora, evento preparatório para a Semana Universitária 2018, que começa no dia 24 e tem como premissa a aproximação da UnB com a sociedade do DF.

Os alunos, vindos de duas escolas públicas (CEM 01 e 404, de Gama e Santa Maria, respectivamente) e uma particular (Colégio Vitória, no Gama), ouviram atentos as saudações de boas-vindas. "Esperamos recebê-los em breve”, projetou a decana de Extensão (DEX), Olgamir Amancia, na abertura do encontro. Representantes dos decanatos de Assuntos Comunitários (DAC), de Ensino de Graduação (DEG) e do Cebraspe participaram do evento ao lado da reitora Márcia Abrahão e ajudaram nas respostas às perguntas do público.

“Eu sou UnB. Me formei aqui e vou representar a Universidade pelo resto da minha vida, assim como vocês”, afirmou a reitora ao se dirigir aos estudantes. "Com essa iniciativa, queremos mostrar ao estudante do ensino médio que ele tem condições de estar aqui, de ser nosso aluno, de passar, de estudar na UnB”, disse, sobre a motivação para o evento, que aconteceu no anfiteatro 9 do ICC, no campus Darcy Ribeiro.

As interações dos alunos passaram por muitos assuntos, desde formas de ingresso à oferta de auxílios financeiros. A assistência estudantil foi apresentada aos estudantes e eles souberam, por exemplo, que quem comprova renda de até um salário mínimo e meio por pessoa da família tem acesso gratuito garantido ao Restaurante Universitário desde o primeiro dia de aula.

Estudantes estavam atentos e curiosos para saber mais sobre a Universidade. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

“A UnB te acolhe e prepara para os desafios da vida. Aqui damos oportunidades e ensinamos a correr atrás”, acrescentou Luiz Cláudio Ferreira, coordenador administrativo da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS/DAC). Ele destacou ainda como a Universidade de Brasília está entre as preferidas do mercado de trabalho, pela imagem de proatividade de seus alunos.

Outras perguntas foram: “É possível mudar de curso depois de entrar a UnB?”, “Posso fazer dois cursos ao mesmo tempo?”, “É possível ter isenção nas taxas para os processos seletivos da Universidade mesmo não pedindo o acesso pelas cotas sociais?”. Nestes temas, os estudantes foram esclarecidos que existe edital específico para mudança de curso, que é possível fazer duas habilitações ao mesmo tempo, desde que de um mesmo curso, e sobre as formas de solicitação de isenção de taxa no ato da inscrição.

Também houve espaço para temas delicados. O aluno Eliel Kennedy, que cursa o segundo ano no CEM 404, de Santa Maria, quis ouvir da reitora como a UnB lida com casos de suicídio. “É um problema que perpassa a sociedade e não poderia ser diferente aqui", ela respondeu. "Fazemos o possível para prestar apoio psicológico a nossos estudantes, temos muitas iniciativas nesse sentido”, complementou. Márcia Abrahão aproveitou a oportunidade para lembrar que a DDS, o Serviço de Orientação ao Universitário (SOU), o Centro de Atendimento e Estudos Psicológicos (Caep) e coordenadores de curso têm competência para auxiliar alunos em questões psicológicas.

Na visão da coordenadora do CEM 01 do Gama, Julianna Azevedo, o evento teve grande importância para incentivar os estudantes a ingressarem no nível superior. “Muitos deles têm uma visão muito distante do que é UnB, então esse momento aproxima e familiariza os nossos alunos à Universidade", elogiou.

Anfiteatro 9 ficou lotado para o primeiro Conversas com a reitora. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Alícia Silva, Júlia Moreira e Vitor Henrique Rampazzo, colegas do segundo ano do Colégio Vitória, também aprovaram a iniciativa. “Foi muito útil, principalmente para esclarecer quanto aos processos seletivos. Agora sabemos mais o que esperar quando entrarmos”, concordaram.

Já há escolas na fila de espera para as próximas edições do Conversas com a reitora, que ainda não possuem data definida. “O sucesso foi tão grande que agora eu já me comprometi a fazer mais vezes”, garantiu Márcia Abrahão. O professor ou representante da instituição interessada em participar do evento deve enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..