Dezenas de alunos participaram de bate-papo sobre a universidade na segunda edição do Conversas com a reitora

Reitora responde questionamentos de alunos do ensino médio. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

 

As dúvidas de alunos do ensino médio motivaram o Decanato de Extensão (DEX) a organizar um evento específico com a reitora Márcia Abrahão para esclarecer questões da UnB aos estudantes de escolas da região. A primeira edição do Conversas com a reitora aconteceu em setembro e, devido ao sucesso, foi realizado segundo encontro nesta quinta-feira (7), no anfiteatro 9 do Instituto Central de Ciências (ICC).

 

Ao todo, 75 alunos do Centro de Ensino Fundamental 5 (CEF 5) do Paranoá participaram do bate-papo. Eles puderam conhecer as oportunidades que a Universidade oferece aos seus estudantes. A iniciativa permite que a instituição estreite laços com a comunidade, despertando o interesse pelo ensino superior em potenciais alunos.  

 

Além da reitora, também responderam as dúvidas a diretora de Inovação e Estratégias para o Ensino de Educação, professora Symone Jardim; o diretor de Desenvolvimento Social do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), Pedro Vieira da Silva; o professor Alexandre Pilati, representando o Decanato de Extensão (DEX); e Marcos Vinícius Soares, representando o Cebraspe. 

 

A técnica em assuntos educacionais pelo DEX Fabiana Oliveira Machado, uma das organizadoras do evento, afirmou que a ideia inicial partiu da decana Olgamir Amancia e a recepção foi tão positiva que o decanato, em parceria com a reitoria, resolveu dar continuidade ao encontro. "A demanda por parte das escolas para participar do evento é grande e a organização tem se esforçado para realizar mais ações como essa, priorizando sempre escolas públicas de regiões administrativas do DF", declarou.

 

As perguntas mais frequentes foram sobre formas de ingresso e processos seletivos: “Existe como aumentar a nota do PAS?”, “ Como realizar o exame sem pagar a taxa de inscrição?”. Essas foram algumas das dúvidas respondidas pela equipe da UnB. A reitora explicou que a nota final do PAS é inalterável e que a isenção de taxa de inscrição se dá em casos específicos, mediante comprovação documental. 

Júlia Emanuelle, estudante do CEF 5, considerou o evento esclarecedor. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

 

Outros pontos também chamaram a atenção dos alunos, como intercâmbio e programas de auxílio. Com relação à possibilidade de cursar parte da graduação em outro país, Symone Jardim informou que o convênio com as universidades parceiras e programas de bolsa, como o do banco Santander, oferecem a mobilidade discente. Quanto à oferta de bolsas, quem esclareceu os estudantes foi o professor Alexandre Pilati, que falou sobre o processo de avaliação socioeconômica para obter a ajuda de custo.  

 

Júlia Emanuelle, aluna do segundo ano no CEF 5, estava interessada em saber mais sobre as notas de corte e vagas reservadas para pessoas negras no sistema de cotas. Para a estudante, a comunicação da UnB com a sociedade tem um grande valor para desmistificar o acesso a um curso superior na instituição. “Serviu para ajudar as pessoas que não têm tanto conhecimento sobre o contexto da universidade e suas possibilidades”, avaliou.

 

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.