DIVERSIDADE

De 13 a 16, campi Darcy Ribeiro e Planaltina recebem aulas públicas, rodas de prosa e mostra de filmes sobre direito a terra, território, educação e saúde indígena

Os campi Darcy Ribeiro e Planaltina da Universidade de Brasília recebem, entre os dias 13 e 16 deste mês, aulas públicas, rodas de prosa e mostra de filmes sobre direito a terra, território, educação e saúde indígena.

Essas são algumas das principais pautas da Mobilização Nacional Indígena e do Acampamento Terra Livre, que acontecerão na capital federal na mesma data. As iniciativas, promovidas por alunos, professores e coletivos de diferentes unidades da UnB, visam apoiar a mobilização e envolver a comunidade acadêmica no debate.

Nesta segunda-feira (13), às 18h, haverá roda de prosa com o tema: “Território e Educação pela vida e pelos direitos dos povos indígenas” – com os estudantes indígenas Eliane Boroponema Monzilar e Awamirim Tupinambá (doutoranda e mestrando do DAN/UnB), no campus Planaltina.

Na quinta-feira (16), no ICC Central, às 12h, será realizada a aula pública “A ameaça aos direitos indígenas hoje”, com a professora Oiara Bonilla (UFF), a doutoranda e membro do Moitará – Grupo de Pesquisa em Direitos Étnicos, Sandra Nascimento (CEPPAC/UnB), Eliane Boroponema Monzilar e Awamirim Tupinambá.

Durante toda a semana, também no ICC Central, haverá estande com informações sobre a Mobilização Nacional Indígena, com exibição permanente de filmes e exposição de materiais informativos.

A Mobilização Nacional Indígena é um evento convocado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), que tem como objetivo reunir povos, organizações e lideranças indígenas, seus aliados e parceiros da sociedade civil em atos de repúdio à ofensiva governamental aos direitos indígenas e exigência do cumprimento do que estabelece a Constituição Federal a esse respeito. Conforme divulgado pela APIB, serão realizadas manifestações em Brasília (DF) e em todas as regiões do país.

Entre as principais atividades da Mobilização está o Acampamento Terra Livre (ATL), que este ano contará com mais de mil lideranças indígenas. O ATL acontece anualmente há mais de uma década e visa celebrar a diversidade das culturas indígenas do país, além de pressionar o Estado em relação aos direitos desses povos e os seus instrumentos de garantia.

SERVIÇO:

Atividades de apoio à Mobilização Nacional Indígena na UnB - de 13 a 16 de abril de 2015

13 de abril, às 18h - Roda de Prosa “Território e Educação pela vida e pelos direitos dos povos indígenas”, no campus Planaltina

16 de abril, às 12h - Aula pública “A ameaça aos direitos indígenas hoje”, no ICC Central

13 a 16 de abril, dia todo - estande com exibição permanente de filmes e exposição de materiais informativos

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.