SAÚDE

Distúrbio que causa dificuldades para engolir atinge principalmente bebês e idosos. Atividade promovida pelo HUB e pela UnB, em parceria com a SES-DF, segue até dia 20

De 16 a 20 de março, o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e a Universidade de Brasília (UnB) promovem uma campanha, em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), para marcar o Dia de Atenção à Disfagia, celebrado em 20 de março.

A data, instituída pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, visa chamar a atenção da população para o assunto e reforçar a importância da atuação fonoaudiológica no tratamento dos pacientes. De acordo com as professoras de fonoaudiologia da UnB, Isabella Silva e Cristina Furia, disfagia é um distúrbio de deglutição, que traz dificuldade para engolir, de origem neurológica ou mecânica/estrutural, e que atinge todas as idades, especialmente recém-nascidos ou idosos.

A programação inclui palestras sobre os fatores de risco para identificação de pacientes disfágicos, que serão realizadas no HUB e na Faculdade de Ceilândia (FCE) da UnB. Os eventos são abertos a todos os colaboradores, médicos, residentes, profissionais de saúde, alunos, pacientes, cuidadores e população interessada no assunto. Na FCE, as atividades terão participação de equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e do Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (Nrad) da SES-DF.

As ações foram organizadas pelo Programa de Extensão da FCE Promoção da Saúde Fonoaudiológica e pela Comissão de Eventos do Colegiado de Fonoaudiologia da FCE.

Para saber mais sobre disfagia, acesse material informativo dos conselhos de Fonoaudiologia.

Data  Horário  Local  Atividade
 16/03  10 às 11h  Auditório 2 - HUB  Palestra: fatores de risco para identificação do paciente disfágico
 17/03  15 às 16h  Sala 20 HUB - Unidade 2
 17/03  20h30 às 21h30  Sala 20 HUB - Unidade 2
 18/03  14 às 17h  Auditório UED - FCE  Inscrição e palestra
 20/03  8h30 às 11h30  Auditório UED - FCE  Inscrição e palestra
ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.