EXTENSÃO

Operação Itacaiúnas será realizada nos estados do Pará e Tocantins. Equipe que atuou no programa no início deste ano foi recebida pelo reitor

Foto: Divulgação

A Universidade de Brasília foi selecionada para participar da Operação Itacaiúnas, do Projeto Rondon. A ação extensionista está marcada para julho deste ano, em cidades do Pará e do Tocantins. Os professores Ricardo Gaspar, do curso de Engenharia Florestal, e Everaldo Pereira, da Agronomia, irão coordenar a equipe da instituição.

A UnB irá dividir com a Universidade Severino Sombra (USS) a realização das atividades. A Universidade de Brasília ficará responsável pelas oficinas e ações relacionadas às áreas temáticas de Meio Ambiente, Trabalho, Comunicação e Tecnologia e Produção. A USS responderá pelas áreas de Cultura, Direito, Educação e Saúde.

A Operação Itacaiúnas será realizada em 11 municípios do estado do Pará: Abel Figueiredo, Água Azul do Norte, Dom Eliseu, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Rio Maria, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, Ulianópolis e Xinguara. Além de quatro cidades do estado do Tocantins: Ananás, Araguatins, São Bento do Tocantins e Wanderlândia.

A ação terá como centro regional a cidade paraense de Marabá e acontecerá entre os dias 17 de julho e 2 de agosto de 2015.

RECONHECIMENTO - Sorriso no rosto e muita história para contar são alguns dos itens que o grupo de professores e estudantes que participaram da Operação Porta do Sol, do Projeto Rondon, trouxe do município paraibano Dona Inês. Representantes da equipe e a coordenadora do Núcleo do Projeto Rondon da universidade, Carmen Regina Correia, e a decana de Extensão, Thérèse Hofmann, se reuniram com o reitor Ivan Camargo, na semana passada, para apresentar os resultados do trabalho desenvolvido.

Foto: Mariana Costa/UnB Agência

“Nós estamos muitos satisfeitos. Desenvolvemos um trabalho consistente e tivemos a colaboração da comunidade local”, afirmou Álvaro Souza, professor do curso de Engenharia e coordenador da equipe. O grupo, que ficou responsável por atividades nas áreas de Tecnologia e Produção, Meio Ambiente, Trabalho e Comunicação, desenvolveu 19 oficinas para a comunidade inesense e atingiu mais de 350 cidadãos.

De acordo com o professor, a comunidade rural do município se mostrou mais interessada em participar dos eventos. As oficinas mais procuradas foram as ofertadas para crianças, a de informática básica e a que abordava o tema das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

“O indivíduo que realiza ações extensionistas tem que estar envolvido, senão não vale a pena. Tem que ir lá e botar a mão na massa”, disse Ivan Camargo, satisfeito com a atuação dos representantes da UnB.

O grupo de oito estudantes de graduação e dois professores trabalhou com uma equipe da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). As atividades foram realizadas entre os dias 22 de janeiro e 7 de fevereiro.

SERVIÇO
Mais Informações: Núcleo do Projeto Rondon – DEX pelo telefone 3107-0321 ou pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.