COMUNIDADE

Reitora lembrou que esse pode ser primeiro passo para um campus. DEX deve lançar em dezembro edital com 25 bolsas para projetos locais

A inauguração do polo de extensão da UnB no Recanto das Emas, nesta quarta (20), contou com a participação de diversos parceiros da Universidade, como a Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), o Instituto Federal de Brasília (IFB) e a Administração Regional do Recanto das Emas, que cedeu o espaço físico onde funcionará o polo.

Reitora Márcia Abrahão comemorou o presente já com vistas no futuro. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

O objetivo da unidade é descentralizar atividades de extensão, integrando projetos que já são realizados no Recanto e estimulando a criação de novos. “Estamos criando um polo que nasce com estrutura física, algo fundamental para a articulação que desejamos fazer”, comemorou a decana de Extensão, Olgamir Amancia.

Ao inaugurar o espaço, a reitora Márcia Abrahão lembrou a expansão da UnB para Ceilândia, Gama e Planaltina, onde hoje há campi. “Tenho orgulho de ter participado desse processo enquanto decana. Quem sabe estamos iniciando aqui o campus Recanto das Emas”, manifestou. A gestora também prometeu a publicação de edital com 25 bolsas de extensão ainda em dezembro de 2019.

Rôney Nemer, ex-deputado federal, participou da cerimônia de inauguração, e disse ter pensado em um espaço para a Universidade quando participou da criação do Recanto das Emas, enquanto urbanista da Novacap. “O sonho de todas as cidades é ter extensão da UnB. Agora é preciso investimento para que esse polo possa vir a ser um campus”, opinou.

Representantes da UnB e de outras entidades participaram da inauguração do polo. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Administrador do Recanto das Emas, Carlos Dalvan acredita que a presença do polo de extensão corresponderá às expectativas, melhorando a qualidade de vida da comunidade. “Vai ajudar a mudar o patamar do Recanto das Emas.”

Germano Cruz, diretor-geral do campus do Instituto Federal de Brasília (IFB) no Recanto das Emas confirmou a parceria com a UnB. Ele garantiu que a instituição, que atende 600 alunos na região administrativa, está disposta a contribuir.

Assessor especial da presidência da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Luiz Germano Guimarães Teixeira destacou a prioridade que o órgão de fomento vem dando a projetos para desenvolvimento socioeconômico. Teixeira prometeu a publicação de edital de apoio ao extensionista até o fim de 2019, com valor de R$ 3 milhões.