GESTÃO

Márcia Abrahão esteve reunida com secretários da Educação e da Mulher do DF, discutindo formas de viabilizar a construção do local em área da Universidade

A reitora Márcia Abrahão reuniu-se, nesta quinta-feira (30), com o secretário de Educação do Distrito Federal, João Pedro Ferraz, e a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, para discutir a viabilização da construção de uma creche na Universidade. A proposta é que o espaço possa funcionar como uma creche-escola modelo, por meio de um convênio entre o governo do DF e a UnB.

Secretária Ericka Filippelli, secretário João Pedro Ferraz e reitora Márcia Abrahão reuniram-se para tratar de creche na UnB. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

“Nós temos um terreno disponível, em área próxima ao postinho, com acesso pela L3. Somos legalmente impedidos, contudo, de construir uma creche”, explicou a reitora aos dois gestores.

“Essa é uma antiga demanda da comunidade universitária. Para vocês terem uma ideia, mais da metade dos nossos estudantes são mulheres, e sabemos que elas são as que mais sofrem com a carência desse tipo de serviço público”, observou.

“Esse assunto me deixa com o coração apertado, pois sabemos o quanto é importante para as mulheres poder estudar ou trabalhar com a segurança de que seus filhos estarão sendo bem cuidados”, comentou a secretária Ericka. Atualmente, há déficit de cerca de 20 mil vagas em creches no Distrito Federal.

FORMAÇÃO – A reitora também destacou que a creche serviria como local para a realização de estágios e pesquisas por parte da comunidade acadêmica. “Temos docentes e estudantes bastante animados com essa ideia”, disse. O secretário de Educação sugeriu que a creche possa trazer aspectos inovadores, inclusive, no que diz respeito ao edifício, à arquitetura e aos métodos pedagógicos. “Isso possibilitaria o envolvimento da FAP-DF [Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal].”

Ferraz alertou para questões jurídicas que precisam ser vencidas para a concretização do projeto, entre elas, a eventual reserva de uma parte das vagas para a comunidade universitária. “Sabemos que isso é delicado, entretanto, podemos pensar em uma política com foco no controle da evasão de nossos estudantes”, disse a reitora.

O pleito já foi levado ao GDF em, ao menos, outras duas ocasiões. A reitora Márcia Abrahão apresentou a demanda ao ex-governador Rodrigo Rollemberg e ao governador Ibaneis Rocha, além de mencioná-la em reuniões com parlamentares da Câmara Distrital.