A partir das 10h desta terça-feira (5), a comunidade acadêmica passa a contar com mais uma facilidade a cliques de distância: a plataforma do Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) está disponível para docentes e estudantes de graduação. Para utilizá-la, é necessário realizar o autocadastro e, então, usufruir das funcionalidades que trazem transparência e agilidade aos processos da UnB.
No portal há uma seção FAQ, com respostas às principais dúvidas sobre o sistema. Lá também estão manuais temáticos para a utilização de cada público. Neste primeiro momento, o sistema está disponível para docentes e discentes de graduação. O canal unificado para dúvidas é o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Anunciado oficialmente em setembro de 2019 em evento do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o SIGAA se torna a plataforma que congrega temas de interesse de professores e estudantes. O sistema permite ações relativas às atividades acadêmicas, como a emissão de documentos (Atestado de Matrícula, Declaração de Vínculo e Histórico Escolar para discentes de graduação); a edição do perfil público dos docentes, além de emissão de declaração de disciplinas ministradas pelos professores.
No portal dos relatórios de gestão, por exemplo, é possível consultar os estudantes concluintes por semestre, turno e gênero. Os próprios discentes podem fazer buscas por estruturas curriculares, disciplinas e a possibilidade de equivalência, sem necessidade de recorrer à Secretaria de Administração Acadêmica (SAA).
O SIGAA chega para simplificar as rotinas. As ações como registro e codificação de disciplinas, por exemplo, passam a ser congregadas no sistema. E, a partir de agora, tudo passa a ser feito com um único login e senha, sem necessidade de acesso em múltiplas plataformas.
UNIFICAÇÃO – O SIGAA se insere no âmbito do Projeto SIG, cuja proposta é a transição dos sistemas da UnB para uma plataforma única, o SIG-UnB. Lá se encontram os principais módulos de gestão da Universidade: administração e comunicação (SIGAdmin), recursos humanos (SIGRH) e administrativo (SIPAC). "Por ser um sistema integrado, os demais módulos compartilham informações com o SIGAA, evitando a duplicação de dados e simplificando processos", avalia o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Jacir Bordim
"Esse conjunto irá possibilitar a gestão acadêmica da Universidade, oferecendo transparência e agilidade por meio da utilização dos sistemas integrados", afirma a coordenadora do Comitê de Implantação do SIG e decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Denise Imbroisi. À frente do projeto desde 2017, Imbroisi acredita que o diferencial está na soma das ferramentas do Projeto SIG.
"O acesso e a troca de informações entre os usuários passam a ser feitos de forma mais ampla. Os discentes, por exemplo, podem acessar seus dados em tempo real por meio da mesma plataforma pela qual são inseridos", opina Júlio Garay, da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA).
O TRABALHO NOS BASTIDORES – Com a entrada do SIGAA, docentes e estudantes de graduação (e, oportunamente, estudantes de pós-graduação) estão a poucos cliques de distância de algo pensado para facilitar o cotidiano das atividades acadêmicas.
Para que isso se tornasse realidade, servidores da STI – antigo CPD –, do DEG e da SAA se dedicaram em processo para destrinchar o funcionamento do sistema, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O dedicado trabalho em equipe, iniciado em 2018, se deu para que houvesse compatibilização entre bases de dados e sistemas antigos, de forma que fosse possível a adequação à realidade da UnB.
O conhecimento foi subsídio para a produção, em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead), dos manuais do sistema voltados para estudantes de graduação, professores, coordenadores de curso e secretários acadêmicos.
Semanalmente, as equipes se encontravam para verificar pendências e definir os rumos estratégicos para que essa conquista fosse implantada para a comunidade universitária.
>> UnB inicia operações com novo sistema de gestão
"O SIGAA é um marco na integração tecnológica para estudantes, professores e servidores técnicos. O novo sistema acadêmico é uma plataforma de interação para toda a comunidade acadêmica. Com o SIGAA, a UnB dá mais um passo rumo à educação do século XXI", declara o decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas.
Com isso, quatro reuniões com grupos focais foram organizadas no início de 2020 com o objetivo de dirimir eventuais dúvidas, apurar possíveis inconsistências e municiar as equipes com ferramentas para concluir um trabalho de excelência e dedicação.
O PLANO DE COMUNICAÇÃO – A Secretaria de Comunicação da UnB se uniu ao time, participando das reuniões semanais com o objetivo de produzir um plano de comunicação e colocá-lo em prática, para que o intenso trabalho chegasse de forma eficaz aos públicos acadêmicos.
"O SIGAA representa uma mudança de paradigma para a comunidade universitária. É essencial que um projeto desse porte seja apoiado por um plano robusto como o que foi elaborado e está sendo executado", explica o secretário de Comunicação, Paulo Schnor.
O plano de comunicação foi pensado pela equipe da Secom partindo de sua expertise e buscas na literatura acadêmica adicionais, valorizando o que é produzido pelas universidades e pesquisadores nos âmbitos administrativo e científico.
A equipe da Secom responsável pela identidade visual deu continuidade, no SIGAA, à ideia gestada para o projeto SIG. "O quebra-cabeça do projeto SIG representa cada setor. Partindo de suas cores, buscamos inserir diversidade por meio dos personagens que são nossos públicos convivendo de maneira integrada, levando a um resultado ideal de conjunto harmônico", explica o coordenador de Comunicação Visual, Marcelo Jatobá.
AÇÕES PARA O FUTURO – Para que ocorra uma transição gradual para o novo sistema, ficou decidido que algumas funcionalidades serão habilitadas de forma escalonada. Assim, a previsão é que os módulos sejam acionados aos poucos, em datas pré-definidas, em um momento que a comunidade já esteja transitando fluidamente pela lógica do novo sistema, que é muito intuitiva.
Os editais do DEG, inclusive os de Tutoria, permanecem inalterados pela implementação do SIGAA e seguem a tramitação tradicional no SEI. Os processos e procedimentos vinculados à monitoria dos discentes, junto ao decanato, serão simplificados em vista da saída do ar do SIGRA.
Em breve, o Decanato de Ensino de Graduação informará a comunidade acadêmica acerca dos procedimentos e fluxo simplificados.
O acesso para os estudantes de pós-graduação será disponibilizado futuramente. Até lá, os registros continuam sendo realizados por suas respectivas plataformas. Assim, a comunidade acadêmica já pode se preparar para conferir, em breve, os seguintes módulos:
- Pós-Graduação Stricto Sensu: até a implantação, os registros continuarão sendo realizados no Sippos, Matrícula web e Menção web;
- Pós-Graduação Lato Sensu: até a implantação, os registros continuarão sendo realizados no Sistema de Especialização;
- Residência Médica: até a implantação, os registros continuarão sendo realizados no Sippos.
Leia mais:
>> Conheça o novo sistema integrado que irá facilitar a vida acadêmica
>> Prestes a ser lançado, SIGAA é testado por futuros usuários
>> Coordenadores de curso e secretários das unidades serão capacitados no SIGAA
>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão