EXTENSÃO

Levantamento busca ajudar no controle e prevenção de zoonoses na Candangolândia

 

Até o dia 18 de junho, agentes da Vigilância Ambiental do Distrito Federal vão visitar quase cinco mil moradores da Candangolândia para fazer o cadastro de cães, gatos e outros animais que vivem na região.

 

Iniciado em abril, o levantamento busca saber o número total de animais que vivem no local e em que condições. “Se estão castrados e vacinados, se têm donos ou se são errantes”, cita a professora de Medicina Veterinária da UnB Paula Galera, que há mais de dez anos integra projeto de guarda responsável de animais na Universidade.

 

Professora Paula Galera: "Esse é um projeto piloto que pode ser replicado em outras cidades do DF" Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

 

“Treinamos os agentes, que orientam os donos sobre cuidados com os animais”, conta a pesquisadora.

 

Ela explica que a pesquisa, realizada em parceria com a Diretoria de Vigilância Ambiental do Governo de Brasília (Dival), foi desenvolvida a pedido da própria comunidade, que se queixa do número de animais nas ruas.

 

Além do cadastro dos bichos, um questionário cultural e socioeconômico elaborado na UnB é respondido pelos moradores com o objetivo de conhecer o perfil dos donos.

 

Segundo Galera, a ideia é fazer um censo em todo o DF e utilizar os dados coletados no desenvolvimento de políticas públicas e ações educativas capazes de combater problemas como abandono e maus-tratos e melhorar o bem-estar dos animais. A pesquisa também pode ajudar no controle e prevenção de zoonoses.