SOCIEDADE

No ano em que se celebra 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, programa de extensão se mostra atuante e Universidade aprova sua política do envelhecer

A reitora Márcia Abrahão participou da abertura do Seminário Luso-Brasileiro de Inovação e Envelhecimento Humano, em 19 de junho. Foto: Comunicação UniSer

O programa de extensão Universidade do Envelhecer (UniSer) esteve representado em audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado na última sexta-feira (23). Como tema central, aplicações e atualizações para a Lei Nacional do Idoso, que completa 30 anos em 2024. Atento ao progressivo envelhecimento da população brasileira, o programa de extensão, que oferta diversas ações voltadas ao bem-viver da pessoa idosa, tem discutido ativamente os desafios sociais e econômicos deste público.

No início da última semana, dias 19 e 20 de junho, a UniSer promoveu, por meio de seu Centro Integrado de Ensino e Pesquisa, o Seminário Luso-Brasileiro de Inovação e Envelhecimento Humano. Realizado no campus Darcy Ribeiro, o evento teve por objetivo fomentar a criatividade em inovação e compartilhar ideias. A reitora Márcia Abrahão, a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emilia Walter, e representantes da Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) participaram do intercâmbio.

Durante o evento, foram abordados temas relevantes como tecnologia assistiva, políticas públicas, empreendedorismo social e qualidade de vida na terceira idade. Já na audiência do Senado, foram levantadas preocupações acerca da violência contra idosos e destacou-se a importância de combater a desigualdade, a vulnerabilidade e a discriminação enfrentadas por grupos específicos de idosos, como mulheres negras, indígenas, LGBTQIA+ e outros.

Coordenadora executiva da UniSer, Kerolyn Ramos, e decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emilia Walter: parceria crescente. Foto: Comunicação UniSer

Para além da extensão, UniSer e a Universidade de Brasília têm estreitado cada vez mais suas relações. Neste ano de 2023, a UnB aprovou sua Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão (PESPC), demonstrando como os interesses em torno da formulação de políticas públicas que promovam o bem-estar e a inclusão ampla dos idosos na sociedade é um compromisso institucional.

Ainda no mês de junho, no dia 14, a UniSer participou do Seminário Nacional Direitos Humanos da Pessoa Idosa. E neste segundo semestre as mobilizações em torno do tema tendem a crescer, pois em outubro comemora-se os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa.

>> Saiba mais em uniserunb.com/noticias

*com informações de Leonardo Lourenço, da Comunicação UniSer