EXTENSÃO

Periódico de extensão da UnB tem cinco artigos e entrevista sobre inserção curricular com Ludmila Grego, coordenadora no Forproex

Editada pelo Decanato de Extensão (DEX) desde 1997, revista chega à 39ª edição debatendo a inserção curricular da extensão. Imagem: Reprodução

A Participação, revista de Extensão da Universidade de Brasília, chega à sua 39ª edição. Além de artigos em diversas áreas, o periódico lançado na segunda (31), traz uma entrevista com Ludmila Grego Maia, Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Jataí (UFJ), com reflexões sobre o tema da edição: Extensão como meio de ressignificação da Universidade.

Ludmila também é coordenadora da Regional Centro-Oeste do Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior (Forproex). Na entrevista, ela fala sobre os desafios para a consolidação da inserção curricular da extensão, mas também sobre as mudanças positivas que o protagonismo da extensão universitária pode causar na educação superior.

“São vários desafios para consolidação da inserção curricular, mas merece destaque a ausência de um sistema que seja capaz de atender à interface entre a extensão e a graduação, além das resistências e micropolíticas internas, pois o currículo ainda é visto em muitas situações como espaço de poder”, avalia a professora.

Para ela, a extensão trará um protagonismo maior para a universidade, permitindo sua democratização. “Pela extensão, a universidade se aproxima da comunidade, ressignifica sua atuação, rompendo com a lógica excludente de que é um espaço para poucos. A inserção da extensão nos currículos tem o potencial de renovar a educação, reconhecendo-a como espaço de aprendizagem, onde o diálogo e o encontro com o outro modificam a formação, tornando-a mais humana, mais problematizadora e mais conectada com o território em que a universidade se insere”, diz.

>> Acesse aqui a 39ª revista Participação

Os cinco artigos que compõem a atual edição trazem discussões sobre saúde, comunicação, educação e ciência. Editada pelo Decanato de Extensão (DEX/UnB) desde 1997, a revista Participação alcançou a classificação Qualis B3 na Avaliação Quadrienal 2017-2020.

A REVISTA – A próxima edição da revista de extensão da UnB será publicada em dezembro deste ano. A submissão de artigos teóricos, teórico-empíricos e relatos de experiência para a edição está aberta no site do periódico. Podem enviar textos extensionistas docentes, discentes e técnico-administrativos da UnB e de outras universidades brasileiras. Os artigos devem seguir as Diretrizes para Autores e o Modelo de Submissão da revista. As submissões devem ser feitas, exclusivamente, via Portal de Periódicos Eletrônicos da UnB.

Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal de Jataí (UFJ) é a entrevistada da 39ª edição da revista Participação. Imagem: Reprodução

O projeto editorial da revista considera a extensão como espaço gerador de inovações e intervenções sociais que visam responder a uma aspiração, atender a uma necessidade, criar uma solução ou aproveitar uma oportunidade de ação, com objetivo de modificar as relações sociais e promover a integração social.

Artigos de desenvolvimento teórico devem ser sustentados por ampla pesquisa bibliográfica e devem propor novos modelos para fenômenos relevantes no campo da extensão universitária. Já trabalhos empíricos devem fazer avançar o conhecimento na área por meio de pesquisas metodologicamente bem fundamentadas, criteriosamente conduzidas e adequadamente analisadas.

O Relato de Experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência em extensão universitária, estabelecendo ponderações e reflexões embasadas tanto na experiência relatada quanto no devido aporte teórico, de modo a contribuir de forma relevante para a sua área de atuação e para o fortalecimento da extensão universitária.

As últimas edições da Participação tiveram como tema a importância da extensão para a formação e o centenário de Darcy Ribeiro, intelectual fundador da Universidade de Brasília.

Mais informações pode ser obtidas em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..