NOVIDADES

O evento no campus Darcy Ribeiro também inaugurou a Feira da Viração

Além da exposição de livros, o evento ofertou palestras e oficinas. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Entre os dias 19 a 21 de setembro foi realizada a 1ª Festa do Livro da UnB, que ocorreu no ICC Sul, campus Darcy Ribeiro, com a temática Pensadoras e autoras negras brasileiras: uma reescritura do Brasil. Organizado pela Editora UnB (EDU), o evento reuniu estandes de várias editoras e autores.

Para o coordenador comercial da EDU Daniel Coelho, a Festa do Livro teve boa recepção, com boa presença do público e venda de livros positiva. Coelho observa que o evento favoreceu editoras e leitores. “É nesse sentido que nós buscamos também trazer outras editoras para deixar os livros mais disponíveis para a comunidade”, conta. Mais de 30 editoras de várias regiões do país expuseram na Festa.

A discente Sarah Beserra descobriu a Festa do Livro da UnB pelas redes sociais e foi às compras. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A estudante de Arquitetura Sarah Beserra, 26 anos, conseguiu um tempo de folga entre as aulas e decidiu ir à feira. “Estou achando legal porque tem uma grande diversidade de livros”, disse. Para ela, é muito importante o incentivo à leitura no ambiente universitário.

Já o discente de Filosofia Lucas Cruz, 21, aproveitou o caminho realizado diariamente no ICC e adquiriu alguns livros. “Nós compramos títulos mais baratos, textos para pesquisa que são importantes. Fora a interação com as pessoas que vendem os livros”, descreveu, satisfeito com a experiência.

A professora aposentada do Departamento de Biologia Celular (CEL/IB/UnB) Zulmira Lacava se autodenominou “apaixonada por livros” e, por isso, teve de marcar presença. Segundo ela, a Festa é importante para a comunidade universitária por oferecer livros por um valor mais baixo.

OPORTUNIDADE –  A 1ª Feira da Viração aconteceu dentro da Festa do Livro da UnB, planejada pelo Programa Multincubadora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB). O objetivo é que estudantes de graduação e pós-graduação mostrem seus produtos e possam comercializá-los.

“A proposta é abrir espaço para os empreendedores da Universidade e para os alunos exporem seus trabalhos e serviços”, explicou Gleidson Oliveira, membro da organização do evento e parte da Multincubadora (CDT/UnB).

"Já fiz outras feiras aqui em Brasília, em outros lugares, mas nunca na UnB. Foi muito legal fazer pela primeira vez aqui, estar perto da comunidade de que eu também faço parte", contou a estudante Nathália Bonfim. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

À frente do estande Gactos&Nanquim, a estudante de Arquitetura Nathália Bonfim, 24, começou a profissionalizar suas produções em 2018. Mas só neste ano apresentou-as na Universidade. “Eu trabalho como ilustradora e vendo minha arte em formato de quadros e brindes, mas também em forma de outros produtos. As minhas artes viram adesivos, botons e estampas de caderno”, contou.

>> Leia também: Primeira Festa do Livro da UnB tem abertura marcada por compromisso social

Graduada em Biomedicina pela UnB, Ana Elizabeth Oliveira, 30, e namorada discente de Serviço Social produzem cosméticos artesanais e velas aromáticas, expostos no estande Tom de Ébano. Para Ana, a feira é uma boa oportunidade para exibir os produtos, pois o casal começou a produção durante a pandemia e não possui loja física. “Vendemos pelo Instagram, então, aqui, conseguimos mostrar as peças. Com as pessoas vendo o produto ao vivo, acredito que a tendência é comprarem mais”, avalia.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.