EXTENSÃO

Obras que serão destinadas ao público estão disponíveis em novo espaço da BCE, inaugurado nesta segunda (23)

O Espaço LER é uma entre as ações da BCE que promovem a extensão universitária no local. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Biblioteca Central da UnB (BCE) inaugurou, na tarde desta segunda (23), o Espaço LER, ambiente dedicado à leitura e que permite o empréstimo de livros do local à comunidade externa. O diretor da BCE, Fernando Leite, a decana de Extensão, Olgamir Amancia, e o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo Cesar Marques, participaram da inauguração.

O novo espaço fica no primeiro subsolo da BCE – localizada no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte , ao lado do Salão de Estudos Diadorim, e surgiu a partir do projeto de extensão Espaço Ler: Literatura para todes, coordenado pelo bibliotecário Fernando Silva.

“O Espaço foi pensado para a leitura no sentido lúdico, diferente do que uma biblioteca universitária costuma ser", explica a assistente administrativa da Coordenadoria de Planejamento e Comunicação (PCOM) da BCE, Thaís Saager. "O LER é voltado para a leitura de literatura, para o descanso mental e para a diversão. O nosso acervo é só de literatura e, no máximo, vai ter obras de autoajuda”, adianta.

A bibliotecária da PCOM Fernanda Mignot destacou o objetivo de “fomentar a leitura e fazer com que a comunidade se integre”, ao citar a importância de a BCE possuir um lugar que permita a retirada de livros para o público externo.

Fernanda Mignot sublinhou a expectativa de o Espaço LER também ser uma oportunidade para o despertar de uma leitura por prazer. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“É um incentivo para a comunidade externa poder vir mais à Biblioteca, mesmo pessoas que não tenham o intuito de estudar. Todos podem vir aproveitar o Espaço e isso vai ser um grande incentivo à leitura”, acredita.

O site da BCE informa que, para pegar um livro emprestado no Espaço LER, é necessário realizar cadastro presencialmente nas Ilhas de Atendimento da Biblioteca, apresentando documento com foto e comprovante de residência atualizado. A duração do empréstimo é de 15 dias, sem possibilidade de renovação.

Membros da comunidade acadêmica também podem usufruir do espaço e dos empréstimos. Para esse público, as regras são as mesmas já vigentes em toda a BCE.

INAUGURAÇÃO – “Ao permitir que obras de literatura sejam emprestadas para usuários externos, damos um passo à frente. É o início de uma mudança significativa de atuação da BCE, fortalecendo a perspectiva de integração com a sociedade”, apontou o diretor da BCE, Fernando Leite, durante a inauguração do Espaço LER.

"Há algum tempo, a Biblioteca Central tem investido significativamente nesta direção, em fortalecer a extensão, especialmente articulando ações relacionadas ao processo de ensino, aprendizagem e produção do conhecimento por meio da pesquisa”, acrescentou o diretor.

Fernando reconheceu que, ao longo do tempo, a extensão tem recebido menos atenção em bibliotecas, comparativamente ao ensino e à pesquisa. “Tivemos dificuldade em pensar e implantar ações de extensão que permitissem fazer a articulação e promover o diálogo da Universidade com o público externo", admitiu.

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, o chefe de gabinete da Reitoria, Paulo Cesar Marques, e o diretor da BCE, Fernando Leite, inauguram o Espaço LER. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A decana de Extensão atestou que o Espaço LER cumpre essa função, pois “promove a leitura e oportuniza a outros sujeitos sociais para além dos limites da Universidade acessarem a literatura”.

“A extensão é a materialização mais refinada do objetivo social da Universidade. Servindo a sociedade, construindo o conhecimento e a interação com a comunidade”, ressaltou o chefe de Gabinete da Reitoria, Paulo Cesar Marques.

SEMANA DO LIVRO  Até 27 de outubro, a BCE realiza a Semana do Livro e da Biblioteca: Vivências e Práticas. O evento é aberto ao público e tem em sua programação oficinas, workshop e sarau de poetas e cantores do Distrito Federal.

Estudantes inscritos  receberão certificado ao final. Para saber mais sobre a Semana do Livro, basta acessar o site ou o perfil da BCE no Instagram (@bceunb) e conferir a lista completa de atividades do evento.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.