CULTURA

Com entrada gratuita, é ótima oportunidade para conhecer escritos medievais. Mostra segue até 14 de novembro

Segundo os organizadores, a UnB é uma das poucas instituições a possuir manuscritos medievais raros do século 14. Imagem: Reprodução/UnBTV

A Biblioteca Central da UnB (BCE) realiza a exposição Vidas Manuscritas, uma mostra interativa que apresenta pela primeira vez raros manuscritos medievais. A exposição é parte de um projeto de extensão interdisciplinar da Universidade, e ficará em cartaz até 14 de novembro, na galeria da BCE, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

Os visitantes que passarem por lá poderão ter uma experiência interativa sobre os modelos de vida medievais, além da visita aos manuscritos das obras raras: Diálogos de São Gregório, Flos Sanctorum e o Livro das Aves. A exposição conta com 23 mediadores, alunos dos cursos de História, Letras e Museologia, que guiam os participantes e também oferecem conhecimento aprofundado sobre a coletânea exposta.

“Estes manuscritos permitem que nós conheçamos o passado medieval, mas também a maneira como as pessoas falavam naquela época. Estão desenvolvidos e registrados em português arcaico”, explica a professora de História Medieval do Departamento de História (HIS/ICH/UnB) Maria Coelho, coordenadora-geral da exposição, ao falar sobre a importância da visita.

Os visitantes poderão ainda participar de atividades como desenvolvimento de histórias a partir de palavras sorteadas e realização de pinturas com a técnica de isogravura – adaptação da xilogravura que usa isopor como suporte de impressão. “É uma oportunidade maravilhosa ver os manuscritos originais. Nossa ideia na exposição foi de pedir para cada um contar a própria história. Venha fazer a sua gravura, venha conhecer mais e valorize o seu modelo de vida”, convida o museólogo e historiador Matheus Furtado, curador da exposição.

Serviço: Exposição Vidas Manuscritas

Galeria da Biblioteca Central da UnB – campus Darcy Ribeiro.

Até 14 de novembro.

Visitas mediadas de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h.

Entrada gratuita.

Saiba mais detalhes da mostra Vidas Manuscritas na matéria da UnBTV:

*Com informações da UnBTV.