INTERNACIONALIZAÇÃO

Ação destacou histórico da Villa Tugendhat, casa considerada patrimônio mundial pela Unesco. Iniciativa foi parte de semana cultural dedicada ao país europeu

Exposição pôde ser visitada até novembro. Os participantes puderam escrever mensagens a serem entregues à embaixadora da República Tcheca, Pavla Havrlíková. Foto: Bruno Castro

Depois da Universidade de São Paulo (USP), foi a vez da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UnB receber a Exposição a Villa Tugendhat: a invenção do espaço fluído moderno. A ação foi uma iniciativa da Embaixada da República Tcheca e parte da Semana da República Tcheca na FAUUnB.

A exposição mostrou o contexto histórico, a filosofia e a arquitetura da Villa Tugendhat, uma casa projetada na cidade de Brno, na República Tcheca, em meados de 1930, pelo arquiteto alemão Mies van der Rohe. Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a construção é um ícone da arquitetura modernista e foi considerada revolucionária para a época.

A casa foi construída a pedido da família Tugendhat, que possuía interesse em arquitetura moderna. "Mies van der Rohe começa a construir a casa e marcar um momento da arquitetura trabalhando com a questão da industrialização, de volumes mais puristas, linhas mais limpas e típicas da era moderna”, detalha Ana Paula Gurgel, docente da FAU e membra da equipe organizadora do evento.

A maquete da Villa Tugendhat foi concebida por meio das impressoras 3D presentes em laboratório da FAU. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A família, de origem judaica, foi expulsa de Brno durante a Segunda Guerra Mundial, e a residência foi invadida por nazistas. Nesse período, a casa transformou-se em estábulo de cavalo, oficina de balé, escola de dança e começou a degradar-se. Com isso, a República Tcheca decidiu investir em uma restauração e, atualmente, a casa é um museu.

Na UnB, a concepção e montagem da expografia teve colaboração de estudantes de Arquitetura e Urbanismo. Eles também contribuíram na criação de uma maquete da Villa Tugendhat, sob o comando do docente da FAU Renan Balzani.

“Pesquisamos e recebemos vários projetos da Embaixada, usamos nosso conhecimento de representação técnica para conseguir ler todo o projeto, e então executamos usando uma série de tecnologias”, explica o professor.

O produto, desenvolvido com uso de impressoras 3D no Laboratório de Prototipagem, Inovação e Sistemas (Lapis), localizado no subsolo da FAU, foi entregue à embaixadora da República Tcheca, Pavla Havrlíková, e a seu corpo diplomático em novembro de 2023.

RELAÇÕES FUTURAS – Além da exposição, outras atividades marcaram o evento, dedicado a estreitar os laços entre República Tcheca e UnB. “Quando começamos a tratativa para a exposição, percebemos que o projeto possuía ainda mais possibilidade de crescer”, declara a Ana Paula Gurgel.

Estudantes Beatriz Garcia, Sabryna da Silva, Rodrigo Freire e Elias Mateus junto aos docentes Ana Paula Gurgel, Renan Balzani, André Gonçalves e a vice-diretora da FAU, Maria Cláudia Candeia Souza, reunidos com a embaixadora Pavla Havrlíková, e seu corpo diplomático. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A programação incluiu a palestra Villa Tugendhat: a forma segue a função e o workshop Shaping the LIGHT – o espaço arquitetônico definido por luz, realizados pelo docente da Universidade Técnica de Praga Marco Maio e organizados pela professora da FAU Gabriela Tenório.

Houve, ainda, uma visita arquitetônica à Embaixada da República Tcheca por discentes do curso de Arquitetura e Urbanismo. “A Embaixada nos trouxe oportunidades, abrindo as portas para fazermos essa relação, e estamos desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão como o da Semana, coroando essa conexão entre as duas instituições”, aponta Ana Paula Gurgel, que coordenou a atividade.

Responsável pela exposição, o também docente da FAU André Gonçalves da Costa acredita que a parceria com a Embaixada da República Tcheca para a realização do evento foi um sucesso e projeta possibilidades futuras para continuidade da relação entre a Universidade e o país. “Acredito que o desdobramento mais interessante é uma parceria cultural, pois não fica restrito ao que aconteceu no decorrer do evento”, ressalta.

Sobre a Semana, realizada em outubro de 2023, o professor Renan Bazani avalia: “Foi uma oportunidade ímpar de estudar, conhecer mais a cultura da própria Embaixada, que tem uma edificação incrível, e poder produzir os produtos”.

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.