CIÊNCIA

Evento de divulgação da obra, que contempla 18 locais para turismo e educação científica não formal, também marcou a criação da RedeCIÊNCIA

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Conhecer a capital do país pode ser ainda mais interessante com os roteiros sugeridos pelo primeiro Guia Turístico Científico de Brasília. A obra traz aos leitores ambientes da cidade e de sua Região Metropolitana que, além de serem caracterizados pela dimensão científica, também estão preparados para acolher o visitante desconectado de outros interesses que não o turístico. Entre destinos como Jardim Botânico, Parque Educador – Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Museu de Armas da Polícia Civil do DF, estão quatro pontos de visita da UnB: o Museu de Anatomia Humana, o Museu de Anatomia Veterinária, o Observatório Sismológico e o Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia Fazenda Água Limpa.

A publicação apresenta uma diversificação do roteiro de turismo na capital, destaca seu potencial educador e cultural e converge para uma tendência mundial conhecida como Turismo Criativo. Assim, Brasília, que já faz parte da rede mundial de cidades inteligentes, poderá também integrar o rol de cidades científicas e educadoras do mundo. A obra é fruto de parceria entre a Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação e a Secretaria Adjunta de Turismo de Brasília, com apoio da UnB, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) e da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec).

O lançamento do guia foi no Jardim Botânico, nesta sexta-feira (15), como uma das ações de inauguração da RedeCIÊNCIA – Rede Distrital de Educação e Divulgação Científica, oficializada durante o evento com a participação do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Ele sustentou que iniciativas como essa expressam um novo rumo para o desenvolvimento de Brasília que, de acordo com ele, deve estar sustentado em cinco pilares – cultura, turismo, meio ambiente, ciência e tecnologia, e educação. “Esse guia qualifica um novo tipo de turismo da nossa cidade: aqui estão nossas instituições e os ambientes que vinculam todas essas áreas”, disse.

O reitor da UnB, Ivan Camargo, e o professor Gilberto Lacerda, durante o lançamento do guia de turismo científico Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A RedeCIÊNCIA tem como objetivo criar uma teia de ambientes não formais de educação e divulgação científica e, assim, promover a ciência, dar visibilidade a esses ambientes e despertar interesse em turistas, moradores e na população escolar. Para a isso, foram mapeados 42 ambientes de educação científica não formal em Brasília e Região Metropolitana, dos quais 18 constam no Guia Turístico Científico de Brasília.

O professor Gilberto Lacerda, responsável pelo Museu Virtual de Ciência e Tecnologia da UnB, explica que a universidade atuou no processo de formação da RedeCIÊNCIA e capacitou os gestores dos ambientes elencados no guia. “Essa parceria é importante para que esses ambientes tenham melhor atendimento ao público, melhor estrutura e sejam mais atrativos”, afirma Lacerda sobre a importância de atrair os olhares tanto da população em geral, quanto de estudiosos e profissionais do Brasil e do mundo.

No evento, também foi divulgado o lançamento do Edital 10/2016 da FAP-DF, no valor de R$1,5 milhão, direcionado aos pesquisadores e profissionais das instituições que integram a RedeCIÊNCIA. A seleção visa apoiar projetos de pesquisa e desenvolvimento de estratégias voltadas para a consolidação e a melhoria dos ambientes de educação científica não formais. Os interessados têm até o dia 29 de agosto para submeter as propostas à seleção.