CIÊNCIA

Universidade leva projetos à 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Tema neste ano relaciona diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é oportunidade para apresentar projetos da Universidade a público diverso. Foto: Gabriela Studart/Secom UnB

Como mais uma estratégia de aproximação com a comunidade, a Universidade de Brasília exibirá 24 projetos durante a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 21 e 27 de outubro. Como o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável, a semana mobiliza 5.229 ações em quase 300 municípios de todo o país. Na capital federal, o principal encontro acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade.

Nos cerca de 200 metros quadrados que a Universidade terá para apresentar seus projetos, alunas e alunos da Universidade pretendem mostrar ao público que a paixão pela ciência é para todos. “Esta é mais uma oportunidade de mostrarmos a ciência de alta qualidade que fazemos na UnB com o envolvimento de toda a comunidade acadêmica. Nesse momento de questionamentos quanto ao papel estratégico da pesquisa, é essencial essa amostra de nossas realizações à sociedade”, ressalta a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter.

>> Acesse o mapa do evento e confira onde estarão os estandes da UnB

No projeto Meninas Velozes, garotas desenvolvem tecnologias e sujam as mãos de graxa. Foto: Emilia Silberstein/Secom UnB

O impacto das atividades da mostra é tanto que inspira até quem ainda não chegou ao ensino superior. Ana Carolina Leandro é hoje estudante de Engenharia Mecânica, mas decidiu o curso após ter contato com o projeto Meninas Velozes, do qual faz parte atualmente. “Fui aprovada em engenharia por ter conhecido o projeto. Espero, da mesma forma que me interessei, poder incentivar mais meninas para as áreas de exatas”, projeta.

Com mais de 600 grupos de pesquisa, a Universidade respira, transpira e inspira ciência em todas as suas áreas, todos os dias. É por meio da pesquisa que a Universidade melhora a qualidade de vida da sociedade em geral, seja na formulação de pesquisas públicas, nas áreas de humanidades, seja em avanços para tratamentos vindas da área da saúde ou engenharia, por exemplo.

Estes grupos são o esteio da produção científica, cultural e tecnológica da Universidade, interagindo e intervindo, através das pesquisas, na qualidade de vida da sociedade em geral. "É importante que as pessoas entendam o relevante papel das universidades federais públicas no desenvolvimento econômico, social, na educação, nas artes e humanidades", acrescenta Maria Emília.

PROJETOS  Entre os projetos que estarão presentes no evento, o público poderá conferir o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (NEA), que busca impactar diretamente a sociedade por meio da inovação, produzindo alimentos que proporcionem mais saúde.

Professora Flaviane Canavesi coordena o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia (NEA). Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

“Nosso apelo passa pela alimentação saudável. Que tipo de agricultura gera saúde e alimentação saudável? Trabalhamos isso de maneira participativa com 90% das nossas atividades abertas à comunidade externa”, explica a professora Flaviane Canavesi responsável pelo projeto que integra, além da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAV) e do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) da UnB, outras universidades e institutos federais.

A perspectiva de trabalho em rede foi uma das coisas que chamou a atenção de Thábata Pereira, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (Mader). Ela, que integra o grupo desde o início, quando ainda era graduanda em Engenharia Florestal, conta que a interação com a comunidade e os campos do conhecimento despertaram seu interesse.

“O projeto é bastante aberto, funciona dentro e fora da academia. Acho que a SNCT será uma boa oportunidade para mostrarmos uma contrapartida à sociedade, o que fazemos, nossos resultados”, defende. “Espero que haja participação de diferentes públicos, inclusive aqueles que estão no momento de decidir que carreira escolher”, completa.

SNCT 2019/Divulgação

SERVIÇO – A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade entre os dias 21 e 27 de outubro, das 9h às 20h de segunda à sábado e das 10h às 20h no domingo. A entrada é gratuita. Confira a programação.

A Universidade de Brasília estará presente em 15 espaços espalhados pelo evento com as mais diversas atividades para todo o público apaixonado por ciência e conhecimento.