UnBTV

Ferramenta permite aos admiradores tirar fotos e incluir descrições a respeito das árvores e das áreas onde estão. Mais de 2.500 já foram mapeados no Brasil

O app possui registros da árvore até mesmo em Buenos Aires, Argentina. Imagem: Reprodução/UnBTV


Um aplicativo, desenvolvido pela bióloga e egressa do mestrado em Ecologia da UnB Paula Sicsú, tem reunido informações sobre a localização de ipês espalhados por todo o mundo. Com mais de 2.500 pés já mapeados só no Brasil, a ferramenta possibilita aos usuários adicionar imagens e descrições sobre os ipês, além de dispor de funções como curtir e pesquisar as árvores de acordo com a região desejada.

“Você pode, por exemplo, cadastrar um ipê que não existe ainda no aplicativo, tirar foto dele e dar informações se está florido, e, se quiser, pode acrescentar informações sobre o ambiente: se tem estacionamento ou bebedouro próximo, se dá para chegar de uma forma mais fácil para fazer um piquenique [por ali]”, explica Paula Sicsú. Os usuários podem também atualizar o status dos ipês que já estão listados.

>> Conheça e baixe o aplicativo

Criado em 2021, durante a pandemia de covid-19, o aplicativo Ipês foi pensado inicialmente para facilitar o levantamento das árvores no Distrito Federal. Mais recentemente, passou a ter informações registradas de diferentes estados do Brasil e também de outros países, já que o mapa do app permite atualizações de qualquer lugar do mundo.

“Nunca imaginei que esse projeto, tão despretensioso, fosse chegar tão longe. É uma ideia que, de fato, as pessoas gostam, espontaneamente. Realmente acredito que era algo que estava faltando”, relata a idealizadora, surpresa com o sucesso do aplicativo.

Saiba mais sobre o aplicativo Ipês em matéria da UnBTV: 

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB com informações da UnBTV.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.