SUSTENTABILIDADE

Parque de energia fotovoltaica da Universidade gera, por mês, cerca de 162 mil kWh, diminuindo a emissão de CO² em mais de oito toneladas

A Faculdade UnB Gama se tornou um campus de energia positiva, ou seja, gera mais eletricidade do que consome. Foto: Valdemir Carvalho/FGA

Com um parque de 14 usinas fotovoltaicas, a Universidade de Brasília tem a estimativa de economizar, por ano, R$ 1.314.477,60 milhão. O investimento em energia solar começou com a primeira instalação na Faculdade UnB Planaltina (FUP), concluída em 2019, a partir de projeto de estudantes e docentes da Faculdade UnB Gama (FGA). A iniciativa foi expandida para diversos prédios dos campi da UnB. Atualmente, a FGA, por exemplo, é um campus de energia positiva. Ou seja, a geração é maior do que o consumo, e o excedente é revertido em crédito para a UnB.

Ao todo, o parque de energia fotovoltaica da UnB – um dos maiores entre as universidades federais – tem potência instalada de 1.187,59 kWp, gerando cerca de 162 mil kWh, por mês, evitando a emissão de mais de oito toneladas de CO², mensalmente, na atmosfera. “Priorizamos investir em projetos que nascem na nossa Universidade e que tragam benefícios institucionais e para a cidade”, afirma a reitora Márcia Abrahão.

Desde 2017, o Plano de Obras da Universidade de Brasília, aprovado pelo Conselho de Administração (CAD), prevê a instalação de usinas fotovoltaicas nos quatro campi. Até o momento, foram investidos mais de R$ 4 milhões na geração de energia limpa na UnB.

O Inversor é um dos equipamentos que fazem parte da estrutura das usinas fotovoltaicas. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

“A UnB está caminhando para a autossustentabilidade e isso é um legado que fica para a nossa instituição. É muito importante termos essas diretrizes implementadas para ações futuras e de longo prazo. Essa economia proporcionada pelo nosso parque fotovoltaico vai permitir investirmos nas atividades finalísticas da Universidade, que é fazer ensino, pesquisa e extensão de qualidade”, detalha Márcia Abrahão.

Em 2019, foi criada a Secretaria de Meio Ambiente para que sustentabilidade e uso racional dos recursos fossem meta contínua. Desde então, a UnB obteve avanços significativos, como a redução do uso de descartáveis e o aumento da separação de materiais recicláveis nos campi.

NEOENERGIA – A Neoenergia também é parceria da UnB. Das 14 usinas, seis plantas foram financiadas por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE). São três instalações na FGA, duas no campus Darcy Ribeiro e uma na Faculdade UnB Ceilândia (FCE). A UnB vai inaugurar até outubro duas novas usinas fotovoltaicas no campus Darcy Ribeiro, uma no Bloco de Salas de Aula Sul (BSAS) e outra na Unidade de Laboratórios de Ensino de Graduação da Faculdade de Ciências da Saúde (Uleg/FS).

GAMA – A Faculdade UnB Gama completa 15 anos em 2023 e foi o primeiro campus da Universidade a se tornar autossuficiente energeticamente. Inaugurada em 2008, a unidade foi criada por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A FGA oferece cinco cursos de graduação, todos da área de engenharia – Aeroespacial, Automotiva, de Energia, Eletrônica e de Software – e dois programas de pós-graduação – Engenharia Biomédica e Integridade de Materiais.

Atualmente, o campus conta com cerca de 3 mil estudantes, 135 docentes e 50 técnicos-administrativos.