CELEBRAÇÃO

Maior repositório de espécies do cerrado do mundo, o espaço também guarda cerca de 300 mil exemplares dos principais grupos de plantas do planeta

Cerimônia de comemoração aos 60 anos do Herbário da UnB teve a presença de estudantes, docentes, técnicas e técnicos administrativos e autoridades. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

Criado em 1963, o Herbário da Universidade de Brasília (UB) completa 60 anos de história, oferecendo subsídios para pesquisadores do mundo todo desenvolverem estudos, principalmente, sobre botânica. A celebração ocorreu na quarta-feira (6), no Instituto de Ciências Biológicas (IB), onde em está localizado o UB. Participaram da comemoração estudantes, docentes, técnicas e técnicos administrativos e autoridades.

Maior repositório mundial de espécies do Cerrado, o UB também guarda exemplares de todos os principais grupos de plantas do planeta. É o maior espaço museológico do tipo no Centro-Oeste e o quinto maior do Brasil. São cerca de 300 mil coletas digitalizadas, organizadas e disponibilizadas on-line.

“Minhas palavras são de reconhecimento, de agradecimento em nome da UnB por tudo que o Herbário tem feito ao longo dessa bela história, que formou muita gente na graduação, no mestrado e no doutorado e tem feito grande diferença na ciência mundial”, disse a reitora da UnB, Márcia Abrahão.

Regina Célia é a curadora do espaço que fornece informação para pesquisadores do mundo todo. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A presidente da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e docente da UnB, Mercedes Bustamante, salientou que a atuação do UB nos processos de documentação, nas últimas décadas, das transformações no bioma Cerrado oferece “uma contribuição enorme” para a ciência.

“O Herbário foi capaz de acompanhar novas questões em termos de fitogenética, mudanças ambientais, bioeconomia e recursos genéticos. Essa coleção é capaz, continuamente, de prover respostas para questões cada vez mais instigantes e importantes”, completou.

“É muito importante que a sociedade entenda a importância da ciência para o nosso desenvolvimento na Terra. Como cidadã e moradora deste planeta, o Herbário, conforme a professora Mercedes chamou a atenção, é fundamental neste momento em que precisamos encontrar soluções para a permanência da vida das próximas gerações”, avaliou a reitora Márcia Abrahão.

A curadora da Fundação Herbário da UnB, Regina Célia, lembrou da trajetória do UB com destaque para um momento, ainda no ano de inauguração do espaço. “Ciente da importância da criação de museus na nova capital, é de Darcy Ribeiro as regras do primeiro convênio do Herbário, com o Jardim Botânico de Nova York, ainda em 1963, denominado Plantas do Planalto, o que, sem dúvida, foi um dos passos fundamentais para a grandiosidade do que, hoje, é o Herbário da UnB”, rememorou.

O diretor do Instituto de Ciências Biológicas, Luiz Blum, ressaltou que o trabalho realizado pelo UB vai muito além da Botânica. “O serviço atende também aos outros seis departamentos do Instituto: Zoologia, Patologia, Biologia Celular, Ciências Fisiológicas, Genética e Morfologia. E também presta serviço aos dez programas de pós-graduação que temos aqui. Contribuindo para a formação de 1.238 estudantes de graduação e 540 de pós-graduação”, citou.

Para a superintendente Científica, Tecnológica e de Inovação da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), Renata de Castro, o UB é um repositório de informações preciosas para as futuras gerações. “A pesquisa guarda o conhecimento humano, e isso a gente não pode perder de vista, apesar da evolução dos séculos e da entrada de novas tecnologias nas nossas vidas. Preservar e cultivar o conhecimento humano talvez seja o que há de mais representativo do Herbário”, argumentou.

Os dados coletados e organizados pelo Herbário ficam disponíveis de forma gratuita pela internet. Foto: UB/Divulgação

Diretora Científica Adjunta do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Raquel Coelho falou da cooperação que o Herbário da Universidade de Brasília oferece para o Programa Reflora/CNPq, lançado em 2010. A iniciativa busca resgatar, com uso de imagens em alta resolução, espécimes da flora brasileira depositados em herbários estrangeiros, para disponibilização ampla e irrestrita no Herbário Virtual Reflora.

“Nesse contexto, o Herbário da Universidade de Brasília é uma coleção importante para o avanço das pesquisas”, ponderou.

Durante todo o dia de celebração dos 60 anos do Herbário, foram oferecidas palestras e oficinas gratuitas, tanto para a comunidade interna quanto para a comunidade externa. O Herbário da UnB fica no Instituto de Ciências Biológicas, Bloco D, Departamento de Botânica, térreo. Para acesso a informações e agendamentos de visitas guiadas basta entrar em contato com o espaço pelo telefone (61) 3307-1257 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..